La­va Ja­to. 43 réus ten­tam ape­lar na 2ª es­tân­cia

Metro Brazil (ABC) - - Brasil -

O TRF4 (Tri­bu­nal Re­gi­o­nal Fe­de­ral da 4ª Re­gião) apre­ci­ou on­tem as ape­la­ções do ex-di­re­tor da Pe­tro­bras Nes­tor Cer­ve­ró e do lo­bis­ta Fer­nan­do Bai­a­no, que re­cor­ri­am de su­as condenações na La­va Ja­to a 12 anos e 16 anos de pri­são, res­pec­ti­va­men­te.

O pro­ces­so ain­da cor­re, por­que um de­sem­bar­ga­dor pe­diu vis­tas, mas os dois não mu­dam a si­tu­a­ção na prá­ti­ca, pois fi­ze­ram de­la­ção pre­mi­a­da e já de­fi­ni­ram co­mo cum­pri­rão as pe­nas.

Não se po­de di­zer o mes­mo de mui­tos dos 43 réus já con­de­na­dos por Sér­gio Mo­ro que ten­tam, se­gun­do o TRF4, re­ver­ter as sen­ten­ças em dez ape­la­ções em trâ­mi­te.

Vá­ri­os em­prei­tei­ros, por exem­plo, es­tão em ca­sa com tor­no­ze­lei­ra há mais de um ano. Eles re­cor­rem em li­ber­da­de de sen­ten­ças que che­gam a 20 anos de pri­são.

Aque­les sem de­la­ção, po­rém, po­dem vol­tar à ca­deia se o re­cur­so for ne­ga­do no TRF4, gra­ças a uma de­ci­são do STF (Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral) em fe­ve­rei­ro. A ame­a­ça de pri­são é um “in­cen­ti­vo” pa­ra que se bus­que de­la­ção.

“Acre­di­to que sim [que a de­ci­são do STF in­flu­en­cie pos­sí­veis de­la­to­res], com cer­te­za is­so é um ‘plus’. Mas qu­an­to mais o tem­po pas­sa, mais di­fí­cil fi­ca pa­ra eles tra­ze­rem al­go no­vo que se­ja for­te o su­fi­ci­en­te pa­ra que ha­ja acor­do”, dis­se em mar­ço ao Metro Jor­nal o pro­cu­ra­dor do MPF Di­o­go Cas­tor de Mat­tos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.