Chu­va em Pa­ris cau­sa fe­cha­men­to do Lou­vre

Com o rio Se­na 5 me­tros aci­ma do nor­mal, acer­vo do mu­seu se­rá trans­fe­ri­do pa­ra evi­tar da­nos

Metro Brazil (ABC) - - Front Page -

Ao me­nos seis pes­so­as mor­re­ram e mi­lha­res pre­ci­sa­ram ser de­sa­lo­ja­das por con­ta da chu­va in­ten­sa que atin­ge a Eu­ro­pa. Fran­ça e Ale­ma­nha são os paí­ses mais afe­ta­dos pe­los ala­ga­men­tos.

O Mu­seu do Lou­vre, na ca­pi­tal fran­ce­sa, vai fe­char as por­tas ho­je pa­ra po­der re­ma­ne­jar pre­ven­ti­va­men­te obras que es­tão em um de­pó­si­to e po­dem ser afe­ta­das pe­lo au­men­to do ní­vel do rio Se­na. Ele é con­si­de­ra­do o mu­seu mais vi­si­ta­do do mun­do, com a pas­sa­gem de 9 mi­lhões de pes­so­as ao ano.

O rio Se­na es­tá 5 me­tros aci­ma de seu ní­vel ha­bi­tu­al. Tra­di­ci­o­nais pas­sei­os tu­rís­ti­cos com bar­cos es­tão sus­pen­sos no lo­cal há dois di­as.

Pa­ris, co­nhe­ci­da co­mo ci­da­de luz, co­nhe­ceu a es­cu­ri­dão on­tem. As chu­vas dei­xa­ram 24 mil re­si­dên­ci­as sem ele­tri­ci­da­de. De acor­do com agên­ci­as in­ter­na­ci­o­nais, du­as pes­so­as mor­re­ram na re­gião. Ao me­nos 10 mil cha­ma­dos de emer­gên­cia fo­ram re­ce­bi­dos na Fran­ça até ago­ra.

A Ale­ma­nha re­gis­trou um dos pi­o­res epi­só­di­os. Equi­pes de so­cor­ro en­con­tra­ram os cor­pos de três mu­lhe­res da mes­ma fa­mí­lia em uma re­si­dên­cia no dis­tri­to de Sim­ba­ch am Inn, na Ba­vi­e­ra, re­gião mais atin­gi­da pe­la chu­va. Em al­gu­mas ca­sas da lo­ca­li­da­de, o ní­vel da água che­gou aos te­lha­dos.

Fo­ram qua­tro mor­tes até ago­ra na Ale­ma­nha por con­ta dos ala­ga­men­tos. A chan­ce­ler ale­mã An­ge­la Mer­kel la­men­tou os acon­te­ci­men­tos e de­cre­tou si­tu­a­ção de ur­gên­cia no país. “Cho­ro pe­las pes­so­as que mor­re­ram nas inun­da­ções”, afir­mou.

A pre­vi­são de me­te­o­ro­lo­gis­tas é que con­ti­nue cho­ven­do na Eu­ro­pa ho­je. Eu­ro­co­pa Além dos es­tra­gos da chu­va, a Fran­ça vi­ve di­as de ten­são com anún­ci­os de gre­ves e au­men­to da aten­ção em re­la­ção ao ter­ro­ris­mo com a apro­xi­ma­ção do iní­cio da Eu­ro­co­pa, que se­rá dis­pu­ta­da no país.

Des­de mar­ço, quan­do fo­ram anun­ci­a­das mu­dan­ças nas leis tra­ba­lhis­tas, oi­to se­to­res re­a­li­za­ram pa­ra­li­sa­ções. O mais re­cen­te foi o sis­te­ma fer­ro­viá­rio. Após ne­go­ci­a­ção do go­ver­no on­tem, no­vas ma­ni­fes­ta­ções pa­ra os se­to­res dos con­tro­la­do­res de voo e me­tro­viá­ri­os fo­ram can­ce­la­das. ME­TRO

| REUTERS/MICHAELA REHLE

Sim­ba­ch am Inn, dis­tri­to da Ba­vi­e­ra, na Ale­ma­nha, foi um dos mais atin­gi­dos

| REUTERS/PASCAL ROSSIGNOL | REUTERS/MICHAELA REHLE

Pes­so­as pre­ci­sa­ram ser res­ga­ta­das em Pa­ris Ima­gem aé­rea de Sim­ba­ch am Inn

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.