Fur­to de água re­sul­ta em per­da de 59,3 mi de li­tros na re­gião

Qu­an­ti­da­de des­vi­a­da se­ria su­fi­ci­en­te pa­ra abas­te­cer 309 fa­mí­li­as que mo­ram em San­to André

Metro Brazil (ABC) - - Front Page - CADU PROIETI

Com 333 ca­sos de fur­to de água na re­de de dis­tri­bui­ção de San­to André e São Ber­nar­do nos qua­tro pri­mei­ros me­ses des­te ano, as du­as ci­da­des per­de­ram 59,3 mi­lhões de li­tros du­ran­te o pe­río­do.

O mon­tan­te se­ria su­fi­ci­en­te pa­ra abas­te­cer 309 fa­mí­li­as de uma ci­da­de do por­te de San­to André du­ran­te 12 me­ses.

O to­tal de água é fru­to des­sas 333 ins­ta­la­ções ile­gais fla­gra­das pe­la Sa­besp (Com­pa­nhia de Sa­ne­a­men­to Am­bi­en­tal de São Pau­lo), que faz a dis­tri­bui­ção em São Ber­nar­do, e pe­lo Se­ma­sa (Ser­vi­ço Mu­ni­ci­pal de Sa­ne­a­men­to Am­bi­en­tal de San­to André), res­pon­sá­vel pe­lo ser­vi­ço em San­to André. O nú­me­ro é equi­va­len­te a mé­dia de du­as frau­des cons­ta­ta­das por dia.

A qu­an­ti­da­de nes­te ano foi me­nor que no mes­mo pe­río­do de 2015, quan­do fo­ram 382 ca­sos - que­da de 12,8%. O vo­lu­me de água que foi fur­ta­do nas du­as ci­da­des foi ain­da me­nor. No pri­mei­ro qua­dri­mes­tre do ano pas­sa­do, os mu­ni­cí­pi­os per­de­ram 87,3 mi­lhões de li­tros pa­ra ins­ta­la­ções ile­gais. No mes­mo pe­río­do des­te ano, fo­ram 59,3 mi- lhões de li­tros - vo­lu­me 46,2% me­nor.

O Se­ma­sa ale­ga que des­de 2013 tem in­ten­si­fi­ca­do o tra­ba­lho de ca­ça-frau­des na ci­da­de. A em­pre­sa diz que con­ta com equi­pe de fis­ca­li­za­ção co­mer­ci­al com 30 fis­cais ca­pa­ci­ta­dos pa­ra de­tec­ção de frau­des por to­do o mu­ni­cí­pio. Elas são cons­ta­ta­das pe­los agen­tes da au­tar­quia ou por de­nún­ci­as.

A Sa­besp diz que a re­du­ção de fur­tos se jus­ti­fi­ca por­que hou­ve mo­di­fi­ca­ção na es­tra­té­gia de de­tec­ção dos fur­tos de água, sen­do pri­o­ri­za­do os imó­veis de mai­or con­su­mo, on­de a per­da é su­pe­ri­or. Se­gun­do a em­pre­sa, is­so re­sul­ta em me­nos ocor­rên­ci­as e mai­or re­cu­pe­ra­ção de vo­lu­me de água.

O DAE (De­par­ta­men­to de Águas e Es­go­to) de São Ca­e­ta­no não for­ne­ceu da­dos so­bre fur­tos na re­de da ci­da­de.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.