Del­cí­dio se­rá tes­te­mu­nha no pro­ces­so con­tra Gim Ar­gel­lo

Metro Brazil (ABC) - - Brasil -

O juiz Sér­gio Mo­ro agen­dou pa­ra os di­as 23 e 24 de ju­nho as au­di­ên­ci­as das tes­te­mu­nhas de acu­sa­ção do pro­ces­so con­tra o ex-se­na­dor Gim Ar­gel­lo (PTB-DF) so­bre pro­pi­nas pa­gas por em­prei­tei­ros pa­ra não se­rem cha­ma­dos à CPI da Pe­tro­bras em 2014.

Se­rão ou­vi­das seis tes­te­mu­nhas, sen­do cin­co em­pre­sá­ri­os (da An­dra­de Gu­ti­er­rez, Toyo Se­tal e En­ge­vix) e o ex-se­na­dor Del­cí­dio do Ama­ral.

O ca­so já foi des­cri­to por qua­se to­dos que fi­ze­ram de­la­ção e as ver­sões são se­me­lhan­tes, com uma di­fe­ren­ça ape­nas com re­la­ção aos no­mes en­vol­vi­dos.

As de­la­ções apon­tam que Ar­gel­lo fez jan­ta­res em Brasília com vá­ri­os exe­cu­ti­vos, bus­can­do di­nhei­ro de pro­pi­na pa­ra fi­nan­ci­ar sua cam­pa­nha nas elei­ções 2014.

O ex-se­na­dor, se­gun­do a de­nún­cia, ar­re­ca­dou pe­lo me­nos R$ 7,75 mi­lhões de qua­tro das se­te em­prei­tei­ras abor­da­das por ele.

Ou­tros dois par­la­men­ta­res, o de­pu­ta­do Mar­co Maia (PT-RS) e o ex-se­na­dor Vi­tal do Rê­go (PMDB-PB), ho­je mi­nis­tro do Tri­bu­nal de Con­tas da União, já são in­ves­ti­ga­do no Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral por te­rem com­par­ti­lha­do da chan­ta­gem. Am­bos ne­gam par­ti­ci­pa­ção.

Del­cí­dio ci­tou que um ter­cei­ro par­la­men­tar, o de­pu­ta­do Fer­nan­do Fran­cis­chi­ni (SD-PR), tam­bém es­ta­ria en­vol­vi­do, mas o ca­so foi ar­qui­va­do pe­la PGR (Pro­cu­ra­do­ria-Ge­ral da Re­pú­bli­ca) por fal­ta de in­dí­ci­os. Fran­cis­chi­ni afir­mou ter pro­va­do que não es­ta­va em Brasília nos di­as dos su­pos­tos jan­ta­res.

No de­poi­men­to ao juiz Sér­gio Mo­ro, po­rém, não se sabe se Del­cí­dio fa­la­rá so­bre os po­lí­ti­cos en­vol­vi­dos, já que eles não são al­vos da ação que cor­re em pri­mei­ra ins­tân­cia. ME­TRO CU­RI­TI­BA Pre­so des­de abril pe­la sus­pei­ta de ter re­ce­bi­do R$ 6 mi­lhões após ex­tor­quir a cú­pu­la do PT, o em­pre­sá­rio Ro­nan Ma­ria Pin­to pe­diu on­tem ao juiz Sér­gio Mo­ro au­to­ri­za­ção pa­ra ser in­ter­na­do pa­ra exa­mes mé­di­cos.

A de­fe­sa pe­de que ele se­ja le­va­do ao Hos­pi­tal Santa Cruz, em Cu­ri­ti­ba, que já re­ce­beu vá­ri­os pre­sos da La­va Ja­to com pro­ble­mas de saú­de.

No ca­so de Ro­nan, os ad­vo­ga­dos re­la­tam que o em­pre­sá­rio tem uma sé­rie de di­fi­cul­da­des: te­ve in­fla­ma­ção de prós­ta­ta há dez anos, re­ti­rou pó­li­po do in­tes­ti­no em 2014 e so­freu uma que­da na car­ce­ra­gem da Po­lí­cia Fe­de­ral, quan­do fra­tu­rou cos­te­las.

Na aná­li­se, Mo­ro en­ten­deu que “não se tra­ta de exa­mes de ex­tre­ma ur­gên­cia”, e de­ter­mi­nou à de­fe­sa que fa­ça uma pe­ti­ção. ME­TRO CU­RI­TI­BA

| GERALDO MAGELA/AGÊNCIA SE­NA­DO

Del­cí­dio fa­la­rá pe­la pri­mei­ra vez fo­ra da de­la­ção Ro­nan pe­de in­ter­na­ção pa­ra exa­mes

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.