Fil­mes fran­ce­ses in­va­dem o Bra­sil

Re­a­li­za­do em 50 ci­da­des, Fes­ti­val Va­ri­lux do­bra nú­me­ro de ses­sões com se­le­ção dos prin­ci­pais lan­ça­men­tos fran­có­fo­nos

Metro Brazil (ABC) - - Cultura - BRU­NO BUCIS

Nos úl­ti­mos anos, o Fes­ti­val Va­ri­lux de Ci­ne­ma Fran­cês ga­nhou uma abran­gên­cia que o tor­nou um dos mai­o­res do Bra­sil. Ini­ci­a­do em 2001 com ses­sões em 5 ca­pi­tais, o even­to che­gou no ano pas­sa­do a 50 ci­da­des bra­si­lei­ras.

Ago­ra, em sua 15ª edi­ção, que co­me­ça ho­je, o nú­me­ro de ci­da­des con­tem­pla­das se man­tém – mas a no­vi­da­de é a quan­ti­da­de de ses­sões, que do­brou de um ano pa­ra o ou­tro. Em vez de se­te di­as, o even­to se­rá re­a­li­za­do em du­as se­ma­nas, pro­mo­ven­do 4 mil exi­bi­ções no país.

De acor­do com o cu­ra­dor do even­to, Ch­ris­ti­an Bou­di­er, o au­men­to nos nú­me­ros do even­to é uma con­sequên­cia di­re­ta da bus­ca do pró­prio pú­bli­co. “Ape­sar das di­fi­cul­da­des de fi­nan­ci­a­men­to, há mui­to tem­po ou­vi­mos quei­xas de que não da­va tem­po pa­ra apro­vei­tar uma se­le­ção tão ri­ca em uma úni­ca se­ma­na”, con­ta Bou­di­er.

A pro­gra­ma­ção apre­sen­ta­rá 15 fil­mes, mes­mo nú­me­ro de 2015. O ob­je­ti­vo não é ex­pan­dir o le­que de op­ções, mas per­mi­tir que mais pes­so­as acom­pa­nhem a pro­gra­ma­ção.

Es­ses es­pec­ta­do­res po­de­rão con­fe­rir uma se­le­ção dos me­lho­res lan­ça­men­tos fran­ce­ses do ano pas­sa­do. A aber­tu­ra ofi­ci­al acon­te­ce ho­je, fe­cha­da pa­ra con­vi­da­dos, mas as ses­sões aber­tas ao pú­bli­co co­me­çam já ama­nhã.

No­ve es­pa­ços de São Pau­lo re­ce­bem o fes­ti­val. São eles o Es­pa­ço Itaú Frei Ca­ne­ca, Au­gus­ta e Pom­peia, Cai­xa Be­las Ar­tes, Ci­ne Ar­te, Ki­no­plex Itaim, Cen­tro Cul­tu­ral Ci­da­de Ti­ra­den­tes, Ci­ne Sa­la e Ci­ne­mark Vil­la Lo­bos.

Na se­le­ção, es­tão des­de fil­mes pre­mi­a­dos no Fes­ti­val de Can­nes – co­mo “Meu Rei”, de Maïwenn, com Vin­cent Cas­sel – ao clás­si­co “Um Ho­mem e uma Mu­lher” (1966), de Clau­de Le­lou­ch, pas­san­do por co­mé­di­as de ape­lo co­mer­ci­al, co­mo “Um Amor à Al­tu­ra”, de Lau­rent Ti­rard, o que mos­tra to­da a di­ver­si­da­de do ci­ne­ma fran­cês.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.