Apo­sen­ta­do­ria. Gol­pe da ‘re­vi­são’ cresce 200% em SP

Metro Brazil (ABC) - - Economia -

O nú­me­ro de ido­sos pre­ju­di­ca­dos pe­lo gol­pe da “re­vi­são de apo­sen­ta­do­ria” cres­ceu cer­ca de 200% no Estado de São Paulo no pri­mei­ro tri­mes­tre des­se ano, se­gun­do o Pro­con. O Sin­di­ca­do Na­ci­o­nal dos Apo­sen­ta­dos che­ga a re­ce­ber 20 re­cla­ma­ções por dia so­men­te na ca­pi­tal so­bre as­so­ci­a­ções que pro­me­tem au­men­tar o va­lor dos be­ne­fí­ci­os por meio de ações na Jus­ti­ça.

Uma das ví­ti­mas, Jo­sé Bis­po de Me­ne­zes, es­ta­va apo­sen­ta­do ha­via seis anos quan­do re­ce­beu, em ca­sa, a car­ta de uma as­so­ci­a­ção di­zen­do que seu ren­di­men­to po­de­ria su­bir bas­tan­te. Ele pa­gou, à vis­ta, R$ 1.196 pa­ra a as­so­ci­a­ção en­trar com um pro­ces­so na Jus­ti­ça em seu no­me. Um ano de­pois, po­rém, na­da acon­te­ceu e ain­da foi co­bra­do de ou­tros R$ 1.000. Se­gun­do a co­or­de­na­do­ra ju­rí­di­ca do Sin­di­ca­to Na­ci­o­nal dos Apo­sen­ta­dos, Tô­nia Gal­le­ti, na mai­o­ria dos ca­sos, as ví­ti­mas não têm di­rei­to à re­vi­são.

En­ti­da­des co­mo a As­so­ci­a­ção Bra­si­lei­ra de Apoio aos Apo­sen­ta­dos, Pen­si­o­nis­tas e Ser­vi­do­res Pú­bli­cos, a mes­ma que pro­cu­rou Me­ne­zes, e a As­so­ci­a­ção Na­ci­o­nal da Se­gu­ri­da­de e Pre­vi­dên­cia fo­ram au­tu­a­das e po­dem ser mul­ta­das. Além do Sin­di­ca­to e do Pro­con, os apo­sen­ta­dos tam­bém po­dem re­cor­rer às de­le­ga­ci­as em bus­ca de ori­en­ta­ção. Pro­cu­ra­das, as as­so­ci­a­ções ci­ta­das nes­ta reportagem não se ma­ni­fes­ta­ram.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.