Fé­ri­as: mo­men­to pa­ra des­can­sar ou es­tu­dar?

Pro­gra­mas de in­ter­câm­bio com mais op­ções de ati­vi­da­des são alternativas pa­ra quem não pre­ten­de fi­car de bo­bei­ra nas fé­ri­as do meio des­te ano

Metro Brazil (ABC) - - Educação - CAR­LOS MINUANO ME­TRO SÃO PAULO

Um di­le­ma afli­ge mui­tos es­tu­dan­tes às vés­pe­ras das fé­ri­as de ju­lho: afi­nal, des­can­sar ou es­tu­dar? O jo­vem Vi­ni­cius Cres­po, 15 anos, re­sol­veu a ques­tão op­tan­do pe­las du­as coi­sas. Vai pas­sar du­as se­ma­nas em Or­lan­do, nos EUA, pa­ra es­tu­dar in­glês, mas tam­bém vai apro­vei­tar o pe­río­do pa­ra ba­ter uma bo­li­nha.

O ado­les­cen­te vai apri­mo­rar seu in­glês na pri­mei­ra tur­ma do pro­gra­ma de in­ter­câm­bio do ex-jo­ga­dor Ro­nal­do Na­zá­rio de Li­ma, mais co­nhe­ci­do co­mo Ro­nal­do Fenô­me­no. O cur­so com­bi­na au­las de fu­te­bol com es­tu­do de in­glês.

“Que­ro me tor­nar jo­ga­dor de fu­te­bol pro­fis­si­o­nal, e vi nes­se pro­gra­ma uma for­ma de au­men­tar mi­nhas chan­ces”, con­ta o es­tu­dan­te, alu­no do 1º ano do en­si­no mé­dio.

Pa­ra a mãe, Cynthia Cres­po, ou­tra com­bi­na­ção pe­sou na de­ci­são. “Além de vi­ven­ci­ar a ro­ti­na de um jo­ga­dor de fu­te­bol, ele vai ex­pe­ri­men­tar pe­la pri­mei­ra vez ter que se vi­rar so­zi­nho em um país es­tran­gei­ro, acho que po­de ser um di­fe­ren­ci­al em sua for­ma­ção, já que pen­sa em uma car­rei­ra in­ter­na­ci­o­nal.”

O pro­gra­ma que une edu­ca­ção e fu­te­bol é uma par­ce­ria en­tre a re­de glo­bal de es­co­las de fu­te­bol cri­a­da pe­lo cra­que dos cam­pos e a IE In­ter­câm­bi­os, es­pe­ci­a­li­za­da em edu­ca­ção in­ter­na­ci­o­nal.

Es­sa pri­mei­ra tur­ma do pro­gra­ma de Soc­cer Camp do Ro­nal­do vai reu­nir es­tu­dan­tes do Bra­sil, Chi­na, Ve­ne­zu­e­la e Es­ta­dos Uni­dos.

Es­se pro­gra­ma, cla­ro, é vol­ta­do pa­ra ado­les­cen­tes com ida­des de 12 a 17 anos, mas não fal­tam op­ções pa­ra adul­tos. É pos­sí­vel com­bi­nar o es­tu­do de um idi­o­ma com ou­tros cur­sos, co­mo gas­tro­no­mia, e es­por­tes co­mo sur­fe, tê­nis ou es­qui.

E apro­vei­tar o pe­río­do de fé­ri­as pa­ra ace­le­rar o apren­di­za­do de um idi­o­ma po­de va­ler mui­to a pe­na, ga­ran­te o di­re­tor da IE, Mar­ce­lo Me­lo. “Um mês es­tu­dan­do in­glês nos EUA, por exem­plo, equi­va­le em nú­me­ro de au­las, a 10 me­ses aqui no Bra­sil.”

|AN­DRÉ POR­TO/ME­TRO

Vi­ni­cius Cres­po, 15, vai con­ci­li­ar fé­ri­as com fu­te­bol e in­glês

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.