EUA ian­ves­ti­gam se ati­ra­dor era gay

Po­lí­cia re­ce­beu re­la­tos de que Omar Ma­te­en fre­quen­ta­va a bo­a­te Pul­se, on­de ele ma­tou 49 pes­so­as, e que man­ti­nha per­fil em apli­ca­ti­vo ho­mos­se­xu­al

Metro Brazil (ABC) - - Mundo -

A po­lí­cia nor­te-ame­ri­ca­na in­ves­ti­ga se o ati­ra­dor que ma­tou 49 pes­so­as e dei­xou ou­tras 53 fe­ri­das na bo­a­te LGBT Pul­se, em Or­lan­do, no do­min­go, era ho­mos­se­xu­al não as­su­mi­do.

Re­la­tos re­ce­bi­dos pe­los in­ves­ti­ga­do­res e di­vul­ga­dos on­tem por jor­nais lo­cais in­di­cam que Omar S. Ma­te­en, 29 anos, fre­quen­ta­va a Pul­se a pro­cu­ra de par­cei­ros. Ele tam­bém te­ria per­fil em um apli­ca­ti­vo ho­mos­se­xu­al de re­la­ci­o­na­men­tos.

O “au­to-ódio” foi le­van­ta­do co­mo no­va pos­sí­vel mo­ti­va­ção pa­ra o cri­me, de acor­do com au­to­ri­da­de ou­vi­da pe­la Reuters.

Ma­te­en, que foi mor­to pe­la po­lí­cia na bo­a­te após o ata­que, era mu­çul­ma­no, fi­lho de pais afe­gãos. A re­li­gião con­de­na a ho­mos­se­xu­a­li­da­de.

O pai do ati­ra­dor re­la­tou pa­ra a po­lí­cia com­por­ta­men­to ho­mo­fó­bi­co do fi­lho, que te­ria se ir­ri­ta­do ao ver dois ho­mens se bei­jan­do em uma oca­sião que es­ta­va com a mu­lher e o fi­lho.

Agen­tes fe­de­rais tam­bém acre­di­tam que Ma­te­en foi in­flu­en­ci­a­do por ex­tre­mis­tas is­lâ­mi­cos, mas que não re­ce­beu or­dens di­re­tas do Estado Is­lâ­mi­co na ação.

No dia da tra­gé­dia na bo­a­te, o ati­ra­dor li­gou pa­ra o nú­me­ro 911, ca­nal de emer­gên­cia nos Es­ta­dos Uni­dos, e ju­rou le­al­da­de ao Estado Is­lâ­mi­co.

Re­la­tos

En­tre os de­poi­men­tos que in­di­cam ten­dên­ci­as ho­mos­se­xu­ais es­tá o da ex-mu­lher de Ma­te­en, Si­to­ra Yu­su­fiy. “Ela me dis­se que o pai de­le (Ma­te­en) o cha­mou de gay vá­ri­as ve­zes”, dis­se o atu­al noi­vo da mu­lher, Már­cio Di­as, que é bra­si­lei­ro.

O ve­te­ra­no da Ma­ri­nha Ke­vin West, 37 anos, con­tou ter si­do con­ta­ta­do por Ma­te­en no apli­ca­ti­vo Jack’d, vol­ta­do pa­ra ho­mens, e que já o ha­via vis­to di­ver­sas ve­zes na Pul­se.

| OMAR MA­TE­EN VIA MYSPACE/ REUTERS

Fo­to pos­ta­da pe­lo ati­ra­dor em re­des so­ci­ais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.