Hen­ri­que Alves é o ter­cei­ro mi­nis­tro de Te­mer a cair

Mi­nis­tro do Tu­ris­mo pe­de de­mis­são após ter si­do ci­ta­do na de­la­ção do ex-pre­si­den­te da Trans­pe­tro Sér­gio Machado co­mo ten­do re­ce­bi­do R$ 1,5 mi­lhão em pro­pi­nas de em­prei­tei­ras; pre­si­den­te in­te­ri­no diz que acu­sa­ções con­tra ele são ‘men­ti­ro­sas’ e ‘cri­mi­no­sas’

Metro Brazil (ABC) - - Front Page - MARCELO FREITAS

Sob a mi­ra de de­nún­ci­as da La­va Ja­to, Hen­ri­que Edu­ar­do Alves pe­diu de­mis­são on­tem do car­go de mi­nis­tro do Tu­ris­mo. É a ter­cei­ra bai­xa no 1º es­ca­lão do go­ver­no in­te­ri­no de Mi­chel Te­mer em 33 di­as.

Alves foi ci­ta­do pe­lo ex-pre­si­den­te da Trans­pe­tro Sér­gio Machado co­mo be­ne­fi­ciá­rio de R$ 1,5 mi­lhão pa­gos em pro­pi­nas dis­far­ça­das de do­a­ções elei­to­rais en­tre 2008 e 2014. O pro­cu­ra­dor-ge­ral da Re­pú­bli­ca, Ro­dri­go Ja­not, tam­bém pe­diu aber­tu­ra de inqué­ri­to con­tra o pe­e­me­de­bis­ta, sus­pei­to de be­ne­fi­ci­ar em­prei­tei­ras em tro­ca de di­nhei­ro pa­ra a cam­pa­nha der­ro­ta­da ao go­ver­no do Rio Gran­de do Nor­te, em 2014. O pro­ces­so es­tá sob si­gi­lo.

Na car­ta de de­mis­são, o ex-mi­nis­tro jus­ti­fi­ca a saí­da pa­ra se de­di­car à de­fe­sa. “Não qu­e­ro cri­ar cons­tran­gi­men­tos ou qual­quer di­fi­cul­da­de pa­ra o go­ver­no”, es­cre­veu, com­ple­men­tan­do que con­ti­nu­a­rá apoi­an­do o go­ver­no.

Co­mo não tem man­da­to, Alves de­ve ser jul­ga­do pe­lo juiz fe­de­ral Sér­gio Mo­ro.

O PMDB de­ve fa­zer a in­di­ca­ção de Vi­ní­cius Lum­mertz, ex-pre­si­den­te da Em­bra­tur e li­ga­do ao pre­si­den­te do Se­na­do, Re­nan Ca­lhei­ros (PMDB-AL), pa­ra o car­go. Re­per­cus­são A opo­si­ção cri­ti­cou a no­va bai­xa no go­ver­no. “Cer­ta­men­te te­re­mos ou­tras de­mis­sões em bre­ve, por­que es­se go­ver­no foi mon­ta­do com um mon­te de in­ves­ti­ga­dos”, ata­cou o lí­der do PT na Câ­ma­ra, Afon­so Flo­ren­ce (BA).

Os ali­a­dos con­si­de­ra­ram a saí­da po­si­ti­va. “O go­ver­no Dil­ma pas­sa­va a mão na ca­be­ça dos seus. Es­se não, se há al­gu­ma evi­dên­cia com ques­tões ilí­ci­tas, o pre­si­den­te Te­mer afas­ta.”, re­ba­teu o lí­der do DEM na Câ­ma­ra, Pau­der­ney Ave­li­no (AM).

| ALAN MARQUES/FOLHAPRESS

Alves ocu­pou o car­go tam­bém no go­ver­no Dil­ma

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.