De­fe­sa quer de­la­ção no pro­ces­so

Metro Brazil (ABC) - - Brasil -

A de­fe­sa da pre­si­den­te afas­ta­da, Dil­ma Rous­seff, ten­ta­rá, mais uma vez, a in­clu­são da de­la­ção pre­mi­a­da do ex-pre­si­den­te da Trans­pe­tro Sér­gio Machado no pro­ces­so de im­pe­a­ch­ment.

A te­se do ad­vo­ga­do Jo­sé Edu­ar­do Car­do­zo é de que a ação con­tra Dil­ma te­ve co­mo pa­no de fun­do uma ten­ta­ti­va de pa­ra­li­sar as in­ves­ti­ga­ções da La­va Ja­to.

No pri­mei­ro pe­di­do, o pre­si­den­te do STF (Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral), Ri­car­do Lewan­dows­ki, ne­gou o com­par­ti­lha­men­to ale­gan­do que a in­ves­ti­ga­ção es­ta­va sob si­gi­lo. Co­mo a de­la­ção se tor­nou pú­bli­ca, Car­do­zo acre­di­ta que a de­ci­são po­de ser favorável. “Va­mos con­sul­tar a Pro­cu­ra­do­ria-Ge­ral da Re­pú­bli­ca pa­ra ver se há uma li­be­ra­ção to­tal dos aú­di­os e en­ca­mi­nhá-los à co­mis­são es­pe­ci­al”, dis­se. De­poi­men­tos A co­mis­são fez on­tem uma no­va ro­da­da de de­poi­men­to de tes­te­mu­nhas de de­fe­sa. Fo­ram cha­ma­dos três ex-fun­ci­o­ná­ri­os do MEC (Mi­nis­té­rio da Edu­ca­ção) e dois da SOF (Se­cre­ta­ria do Or­ça­men­to Fe­de­ral) pa­ra fa­lar so­bre os de­cre­tos pa­ra Edu­ca­ção edi­ta­dos sem au­to­ri­za­ção do Con­gres­so.

Ex-se­cre­tá­rio-exe­cu­ti­vo do MEC, Luiz Cláudio Cos­ta ne­gou que o de­cre­to te­nha ge­ra­do des­pe­sas. “O cré­di­to adi­ci­o­nal não sig­ni­fi­cou re­cur­so no­vo. Ao con­trá­rio, pre­ci­sa­mos ade­quar um cor­te de R$ 10 bi­lhões”, dis­se.

A co­mis­são tam­bém ou­viu Wag­ner Vi­las Bo­as (MEC), ara Fer­rei­ra Pi­nhei­ro (MEC) e Clay­ton Luiz Mon­tes (SOF). Di­re­tor da SOF, Fe­li­pe Dau­ri­ch Ne­to foi dis­pen­sa­do por­que es­ta­va sem voz.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.