Pre­pa­re-se pa­ra um in­ver­no bem ‘tí­pi­co’

Cli­ma. Em São Pau­lo, os termô­me­tros de­vem fi­car en­tre 12°C e 22°C. Es­pe­ci­a­lis­tas en­si­nam co­mo se pro­te­ger das bai­xas tem­pe­ra­tu­ras

Metro Brazil (ABC) - - Front Page -

Co­me­ça ho­je! Ape­sar do sus­to com o fim de ou­to­no ge­la­do, pre­vi­são é de in­ver­no se­co e com tem­pe­ra­tu­ras den­tro do nor­mal, en­tre 12oC e 22oC; mas es­ta­ção pro­me­te uma fren­te fria por se­ma­na, se­gun­do es­pe­ci­a­lis­tas. Ve­ja co­mo pro­te­ger a saú­de

Ago­ra é ofi­ci­al: o in­ver­no co­me­ça às 19h53 de ho­je. Mas cal­ma, se vo­cê não gos­tou das bai­xas tem­pe­ra­tu­ras do iní­cio de ju­nho, não se pre­o­cu­pe, pois de­ve me­lho­rar.

Ao me­nos é o que afir­mam os me­te­o­ro­lo­gis­tas da Cli­ma­tem­po. O in­ver­no des­te ano em São Pau­lo de­ve ter pou­cas chu­vas e as tem­pe­ra­tu­ras fi­cam den­tro do nor­mal pa­ra a épo­ca, va­ri­an­do en­tre 12°C e 22°C.

“Is­so que­bra o di­to po­pu­lar: ‘Se no ou­to­no es­tá es­te frio to­do, ima­gi­na no in­ver­no’”, con­ta Ale­xan­dre Nas­ci­men­to, me­te­o­ro­lo­gis­ta da Cli­ma­tem­po.

Na re­gião me­tro­po­li­ta­na ha­ve­rá avan­ços de fren­tes fri­as to­da a se­ma­na, que pro­vo­cam os­ci­la­ção da tem­pe­ra­tu­ra. As­sim que co­me­çar a es­quen­tar, lo­go os termô­me­tros de­vem cair no­va­men­te.

Tam­bém não es­tá des­car­ta­da a en­tra­da de fren­tes fri­as um tan­to mais for­tes, com termô­me­tros pou­co abai­xo de 10ºC. Po­rém, o ca­lor atí­pi­co no pe­río­do, co­mo ocor­reu em 2015, não de­ve se re­pe­tir.

Já so­bre chu­va e umi­da­de, a no­tí­cia não é boa pa­ra quem tem pro­ble­mas res­pi­ra­tó­ri­os. Em ju­lho, de­ve cho­ver mais, mas o ar de­ve fi­car ex­tre­ma­men­te se­co en­tre agos­to e se­tem­bro.

A Cli­ma­tem­po pre­vê que po­de ha­ver di­as com umi­da­de do ar in­fe­ri­or a 20%, que é abai­xo do re­co­men­da­do pe­la OMS (Or­ga­ni­za­ção Mun­di­al da Saú­de).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.