‘Fi­ca’ na UE ga­nha for­ça en­tre bri­tâ­ni­cos

Re­fe­ren­do. Cam­pa­nhas vol­ta­ram on­tem após três di­as pa­ra­das por con­ta do as­sas­si­na­to da de­pu­ta­da Jo Cox. Pes­qui­sas mos­tram re­cu­pe­ra­ção dos que apoi­am per­ma­nên­cia no blo­co

Metro Brazil (ABC) - - Front Page -

Cam­pa­nhas pa­ra o re­fe­ren­do fo­ram re­to­ma­das após lu­to pe­lo as­sas­si­na­to da de­pu­ta­da Jo Cox

As cam­pa­nhas pa­ra o re­fe­ren­do que vai de­ci­dir se a Grã-Bre­ta­nha con­ti­nua na UE (União Eu­ro­peia) vol­ta­ram on­tem na re­ta fi­nal com no­vo im­pul­so pa­ra os que apoi­am a per­ma­nên­cia.

Os atos fo­ram pa­ra­li­sa­dos por três di­as em res­pei­to à mor­te da de­pu­ta­da tra­ba­lhis­ta e de­fen­so­ra do “fi­ca”, Jo Cox, as­sas­si­na­da por um ho­mem com pro­ble­mas men­tais e li­ga­ção com a ex­tre­ma-di­rei­ta.

O apoio ao “Bre­xit”, abre­vi­a­ção de bri­tish exit (saí­da bri­tâ­ni­ca), vi­nha cres­cen­do até o acon­te­ci­men­to do cri­me. Pes­qui­sas pu­bli­ca­das no sá­ba­do, po­rém, mos­tram fô­le­go no­vo pa­ra a per­ma­nên­cia, com 45% da pre­fe­rên­cia an­te 42% pa­ra os con­trá­ri­os ao blo­co eu­ro­peu. A vo­ta­ção se­rá na quin­ta-fei­ra.

O dia on­tem foi de ata­ques em de­cla­ra­ções e ma­ni­fes­ta­ções dos prin­ci­pais jor­nais so­bre o te­ma.

O pri­mei­ro-mi­nis­tro Da­vid Ca­me­ron, que de­fen­de que a Grã-Bre­ta­nha fi­que na UE, dis­se em en­tre­vis­ta ao jor­nal “Sun­day Te­le­graph” que os bri­tâ­ni­cos en­fren­ta­rão uma “es­co­lha exis­ten­ci­al” e ir­re­ver­sí­vel na quin­ta-fei­ra. “En­tão, per­gun­te a si mes­mo: eu re­al­men­te ou­vi al­gu­ma coi­sa, qual­quer coi­sa, que me con­ven­ceu de que sair (da UE) se­ria o me­lhor pa­ra a se­gu­ran­ça econô­mi­ca da mi­nha fa­mí­lia?”, dis­se Ca­me­ron.

Mi­cha­el Go­ve, por­ta-voz da cam­pa­nha ri­val, mi­ni­mi­zou a de­cla­ra­ção. “Eu não pos­so pre­ver o fu­tu­ro, mas não acre­di­to que o ato de dei­xar a União Eu­ro­peia pos­sa pi­o­rar a nos­sa si­tu­a­ção econô­mi­ca, pen­so que po­de­ria tor­ná-la me­lhor.” En­tre os prin­ci­pais pon­tos le­van­ta­dos pe­lo “Bre­xit” es­tá a so­be­ra­nia bri­tâ­ni­ca, prin­ci­pal­men­te em re­la­ção aos imi­gran­tes.

Em seus edi­to­ri­as de on­tem, de­fen­de­ram a per­ma­nên­cia no blo­co os jor­nais “Daily Mail” e “Ob­ser­ver”. O “The Gu­ar­di­an” já ha­via de­cla­ra­do apoio ao “fi­ca”. Na po­si­ção con­trá­ria, es­tão o “The Sun” e o “Sun­day Te­le­graph”.

Ma­ni­fes­tan­tes a fa­vor da per­ma­nên­cia

| NEIL HALL/REU­TERS

Ma­ni­fes­tan­tes con­tra o “Bre­xit” se abra­çam em pro­tes­to on­tem em Lon­dres, In­gla­ter­ra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.