Cons­tru­to­ras e Cai­xa ne­go­ci­am pa­ra evi­tar a ina­dim­plên­cia

Bol­so. Cri­se fez vo­lu­me de imó­veis de­vol­vi­dos au­men­tar no ABC

Metro Brazil (ABC) - - Foco -

As cons­tru­to­ras e a Cai­xa Econô­mi­ca Fe­de­ral uni­ram for­ças es­te ano pa­ra fre­ar o ele­va­do ín­di­ce de de­vo­lu­ção de imó­veis no ABC. So­men­te pe­lo ban­co, que tem 90% dos fi­nan­ci­a­men­tos imo­bi­liá­ri­os do país, cer­ca de 2 mil con­tra­tos com atra­sos fo­ram re­gu­la­ri­za­dos en­tre ja­nei­ro e abril des­te ano.

Com o au­men­to do de­sem­pre­go e a cri­se econô­mi­ca, a quan­ti­da­de de pes­so­as que de­sis­ti­ram da com­pra da ca­sa pró­pria que já es­ta­va fi­nan­ci­a­da foi um dos re­cor­des da his­tó­ria do país em 2015. De acor­do com a Aci­gabc (As­so­ci­a­ção de Cons­tru­to­res, Imo­bi­liá­ri­as e Ad­mi­nis­tra­do­ras do Gran­de ABC), cer­ca de 30% dos 4 mil apar­ta­men­tos ven­di­dos no ano pas­sa­do fo­ram de­vol­vi­dos na re­gião.

“Ana­li­sa­mos ca­da ca­so e ade­qua­mos a ca­pa­ci­da­de de pa­ga­men­to do cli­en­te. Acre­di­to que as de­sis­tên­ci­as cai­rão até pe­la me­ta­de es­te ano”, dis­se o pre­si­den­te da Aci­gabc, Mar­cus San­ta­gui­ta.

A Cai­xa in­for­mou que os ge­ren­tes es­tão de­bru­ça­dos em aten­der cli­en­tes pa­ra evi­tar a per­da ou o dis­tra­to e que as re­ne­go­ci­a­ções já de­ram re­sul­ta­dos po­si­ti­vos. O nú­me­ro de ina­dim­plen­tes, que em ja­nei­ro era de 1,74%, fe­chou o mês de abril em 1,47%, além da re­gu­la­ri­za­ção de cer­ca de 2 mil con­tra­tos que es­ta­vam em atra­so. O ban­co afir­ma que o vo­lu­me de imó­veis to­ma­dos por ina­dim­plên­cia foi de 0,16% den­tre os qua­se 57 mil fi­nan­ci­a­dos pe­lo ban­co.

A co­or­de­na­do­ra de aten­di­men­to do Pro­con, Re­na­ta Reis, res­sal­ta que o con­su­mi­dor de­ve fi­car aten­to com dis­tra­tos. “Após o pe­di­do, o pra­zo de de­vo­lu­ção de­ve ser em pou­cos me­ses e o va­lor re­to­ma­do po­de ser de até 90%.”

| AN­DRÉ AMÉRICO/ARQUIVO ME­TRO

Vo­lu­me de dis­tra­tos de apar­ta­men­tos no­vos foi de 30% em 2015 nas ci­da­des do ABC

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.