Es­ta­do de­ve­ria ser mais en­xu­to

Metro Brazil (ABC) - - Brasil -

O de­cre­to de ca­la­mi­da­de dá mais li­ber­da­de ao go­ver­no pa­ra re­ma­ne­jar re­cur­sos en­tre áre­as. Mas, na vi­são do pro­fes­sor de Di­rei­to e Ges­tão Pú­bli­ca do Ib­mec, Jer­son Car­nei­ro, is­so não in­clui gas­tar abai­xo do mí­ni­mo pre­vis­to na Cons­ti­tui­ção em Saú­de e Edu­ca­ção.

“O Es­ta­do pre­ci­sa re­sol­ver a ex­tin­ção de car­gos de co­mis­são – mui­tos já têm que ser man­da­dos em­bo­ra, ex­tin­guir a fun­ção de con­fi­an­ça, man­dar em­bo­ra con­tra­ta­ções de ser­vi­do­res que pas­sa­rem em con­cur­sos pú­bli­cos não es­tá­veis. Is­so tem pre­vi­são cons­ti­tu­ci­o­nal. O go­ver­na­dor já deu si­nal de que cer­tos ser­vi­ços que ho­je são do Po­der Pú­bli­co vão ser pri­va­ti­za­dos, e es­sa é a lei­tu­ra cor­re­ta. As­sim, o Es­ta­do po­de au­men­tar a ar­re­ca­da­ção, me­lho­rar a efi­ci­ên­cia pa­ra eco­no­mi­zar um pou­co as con­tas pú­bli­cas”, afir­ma.

Já pa­ra o de­pu­ta­do Luiz Pau­lo (PSDB), pre­si­den­te da Co­mis­são de Tri­bu­ta­ção, Con­tro­le da Ar­re­ca­da­ção Es­ta­du­al e de Fis­ca­li­za­ção dos Tri­bu­tos Es­ta­du­ais da As­sem­bleia Le­gis­la­ti­va, de­cre­tar ca­la­mi­da­de a me­nos de 50 di­as pa­ra a Olim­pía­da re­pre­sen­ta a con­fis­são de in­com­pe­tên­cia do pla­ne­ja­men­to do Es­ta­do.

“Se o go­ver­no ti­ves­se to­ma­do al­gu­ma me­di­da de con­ten­ção de des­pe­sa em 2014, quan­do a cri­se co­me­çou, is­so não es­ta­ria acon­te­cen­do”, afir­ma o de­pu­ta­do.

Pa­ra Luiz Pau­lo, do pon­to de vis­ta prag­má­ti­co, es­tá aber­to um ca­mi­nho pa­ra re­ce­ber re­cur­sos fe­de­rais. “Cer­ta­men­te, is­so foi co­or­de­na­do com o pre­si­den­te in­te­ri­no. Com o de­cre­to, en­ten­de-se que até o fim das Pa­ra­lim­pía­das, que a União po­de­rá so­cor­rer o Es­ta­do com em­pre­go de ma­te­ri­al, de pes­so­al e re­cur­sos.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.