Uso ex­ces­si­vo de fo­nes de ou­vi­do afe­ta 51% dos jo­vens

Metro Brazil (ABC) - - Brasil -

O uso diá­rio de fo­nes de ou­vi­do pa­ra es­cu­tar mú­si­ca e fre­quen­tar lu­ga­res ba­ru­lhen­tos co­mo ba­la­das ou shows são há­bi­tos que po­dem cau­sar per­das au­di­ti­vas em ado­les­cen­tes.

O aler­ta é da As­so­ci­a­ção de Pes­qui­sa In­ter­dis­ci­pli­nar e Di­vul­ga­ção do Zum­bi­do, que fez um es­tu­do com 170 jo­vens de 11 a 17 anos e cons­ta­tou que 92 dos en­tre­vis­ta­dos (54,7% dos par­ti­ci­pan­tes) apre­sen­ta­ram zum­bi­do por cau­sa da ex­po­si­ção ao som al­to e, des­te gru­po de 92 jo­vens, 47 (ou 51%) ti­ve­ram zum­bi­do após usar fo­nes por mui­to tem­po.

“Se es­sa ge­ra­ção con­ti­nu­ar se ex­pon­do a ní­veis mui­to ele­va­dos de ruí­do, pro­va­vel­men­te te­rá per­da de au­di­ção en­tre 30 e 40 anos”, diz Ta­nit Ganz San­chez, co­or­de­na­do­ra do es­tu­do e pro­fes­so­ra de otor­ri­no­la­rin­go­lo­gia da Fa­cul­da­de de Me­di­ci­na da Uni­ver­si­da­de de São Pau­lo.

Pa­ra a pes­qui­sa­do­ra, o zum­bi­do nos ou­vi­dos é con­si­de­ra­do um ti­po de per­da au­di­ti­va por pre­ju­di­car as cé­lu­las ci­li­a­das, que di­an­te do ex­ces­so de ba­ru­lho fi­cam so­bre­car­re­ga­das e po­dem so­frer le­sões tem­po­rá­ri­as ou de­fi­ni­ti­vas. O zum­bi­do é tra­tá­vel e pas­sí­vel de pre­ven­ção. Uma for­ma de se pro­te­ger é usar pro­te­tor au­ri­cu­lar e fa­zer in­ter­va­los du­ran­te o pe­río­do de ex­po­si­ção ao som.

“Ao fa­zer in­ter­va­lo de dez mi­nu­tos a ca­da ho­ra de ex­po­si­ção ao ba­ru­lho é pos­sí­vel au­men­tar a chan­ce dos ou­vi­dos se re­cu­pe­ra­rem e não te­rem le­sões de­fi­ni­ti­vas”, con­clui.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.