ABC per­de va­gas for­mais de em­pre­go

Pri­mei­ro tri­mes­tre te­ve re­du­ção de 48,2 mil pos­tos an­te 2015

Metro Brazil (ABC) - - Front Page -

O ABC per­deu 48.253 pos­tos de tra­ba­lho for­mais (com car­tei­ra as­si­na­da) no pri­mei­ro tri­mes­tre des­te ano, na com­pa­ra­ção com o mes­mo pe­río­do do ano pas­sa­do.

Os nú­me­ros fo­ram di­vul­ga­dos on­tem em le­van­ta­men­to da Fun­da­ção Se­a­de (Sis­te­ma Es­ta­du­al de Aná­li­se de Da­dos), com in­for­ma­ções do Ca­ged (Ca­das­tro Ge­ral de Em­pre­ga­dos e De­sem­pre­ga­dos), do Mi­nis­té­rio do Tra­ba­lho e Pre­vi­dên­cia So­ci­al.

A re­tra­ção de um pe­río­do a ou­tro foi de 6,1%, sen­do 739.146 tra­ba­lha­do­res re­gis­tra­dos nos três pri­mei­ros me­ses des­te ano an­te 787.399 do mes­mo pe­río­do do ano pas­sa­do.

De acor­do com a pes­qui­sa da Fun­da­ção Se­a­de, a mai­or res­pon­sá­vel pe­la di­mi­nui­ção de pos­tos de tra­ba­lho com car­tei­ra as­si­na­da no ABC foi a crise na in­dús­tria, que afe­ta to­do país e prin­ci­pal­men­te a re­gião.

So­men­te as va­gas fe­cha­das na in­dús­tria de trans­for­ma­ção re­pre­sen­tam apro­xi­ma­da­men­te a me­ta­de do to­tal que foi per­di­do na re­gião no pri­mei­ro tri­mes­tre. O se­tor fe­chou 24.564 pos­tos na com­pa­ra­ção de ja­nei­ro a mar­ço des­te ano com os três pri­mei­ros me­ses de 2015 - di­mi­nui­ção de 10,8% de um pe­río­do a ou­tro.

A in­dús­tria me­tal-me­câ­ni­ca, que en­vol­ve di­re­ta­men­te as gran­des mon­ta­do­ras do ABC, foi a área do se­tor mais afe­ta­da, com o fe­cha­men­to de 15.919 va­gas no pri­mei­ro tri­mes­tre, na com­pa­ra­ção com o mes­mo pe­río­do de 2015. O nú­me­ro re­pre­sen­ta 32,9% do to­tal. A re­tra­ção de um pe­río­do a ou­tro na me­tal-me­câ­ni­ca foi de 12,2%.

Na se­ma­na re­tra­sa­da, em vi­si­ta ao Con­sór­cio In­ter­mu­ni­ci­pal do ABC, o pre­si­den­te do Se­brae (Ser­vi­ço Bra­si­lei­ro de Apoio às Mi­cro e Pe­que­nas Em­pre­sas), Gui­lher­me Afif Do­min­gues, che­gou a di­zer que o ABC é o “epi­cen­tro do de­sem­pre­go”. Se­gun­do ele, a re­gião cos­tu­ma ser mais cas­ti­ga­da pe­la crise por con­ta do gran­de nú­me­ro de em­pre­sas que abri­ga.

Ser­vi­ços O se­tor de ser­vi­ços tam­bém foi pre­ju­di­ca­do com o fim de 15.219 pos­tos de tra­ba­lho com car­tei­ra as­si­na­da pe­la re­gião, o que tam­bém re­pre­sen­ta 32,9% do to­tal. No en­tan­to, a di­mi­nui­ção no pe­río­do foi bem menor que na in­dús­tria: 4,2% em re­la­ção aos três pri­mei­ros me­ses do ano pas­sa­do.

| ADAILTON DAMASCENO/BRAZIL PHOTO PRESS/FOLHAPRESS

Na crise, bus­ca por tra­ba­lho au­men­ta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.