O TRIS­TE DES­TI­NO DA ON­ÇA JU­MA

Sem per­mis­são pa­ra par­ti­ci­par da pas­sa­gem da to­cha olím­pi­ca por Ma­naus, fe­li­no es­ca­pa e aca­ba aba­ti­do a ti­ro

Metro Brazil (ABC) - - Front Page -

A mor­te de uma on­ça que par­ti­ci­pou do re­ve­za­men­to da to­cha olím­pi­ca, em Ma­naus, no Cen­tro de Ins­tru­ção de Guer­ra na Sel­va (CIGS), cau­sou co­mo­ção e re­vol­ta em to­do o país, prin­ci­pal­men­te em ma­ni­fes­ta­ções pe­las re­des so­ci­ais.

De acor­do com o Co­man­do Mi­li­tar da Amazô­nia, res­pon­sá­vel pe­lo animal, a on­ça cha­ma­da Ju­ma es­ca­pou já den­tro do zo­o­ló­gi­co on­de era man­ti­da, após a ce­rimô­nia da to­cha, em uma cir­cuns­tân­cia sem qual­quer re­la­ção com o even­to.

“Uma equi­pe de ve­te­ri­ná­ri­os es­pe­ci­a­li­za­dos no cui­da­do da on­ça foi ao seu en­con­tro pa­ra res­ga­tá-la. Se­guin­do o uso pro­gres­si­vo dos mei­os de cap­tu­ra, fo­ram uti­li­za­dos tran­qui­li­zan­tes. O animal, mes­mo se­da­do, investiu con­tra um mi­li­tar que es­ta­va no lo­cal. Co­mo pro­ce­di­men­to de se­gu­ran­ça, o pró­prio agen­te re­a­li­zou um dis­pa­ro de pis­to­la pa­ra con­tê-la”, diz o Exér­ci­to, em no­ta.

Se­gun­do o Ipa­am (Ins­ti­tu­to de Pro­te­ção Am­bi­en­tal do Ama­zo­nas), tam­bém em no­ta, ape­nas um dos ani­mais, Sim­ba, uma on­ça ma­cho, ti­nha au­to­ri­za­ção pa­ra ser exi­bi­da no even­to e que me­di­das ca­bí­veis se­rão ado­ta­das so­bre o ca­so. Os dois par­ti­ci­pa­ram da ce­rimô­nia.

O su­pe­rin­ten­den­te do Iba­ma no Ama­zo­nas, Má­rio Reis, la­men­tou o ocor­ri­do e in­for­mou que o ins­ti­tu­to vai au­xi­li­ar o Exér­ci­to a ana­li­sar se hou­ve ne­gli­gên­cia na ex­po­si­ção do animal. O ór­gão, po­rém, con­fir­mou que a on­ça era cui­da­da de acor­do com as nor­ma­ti­vas.

O Co­man­do Mi­li­tar fez ques­tão de afir­mar que Ju­ma era um animal dó­cil e ha­bi­tu­a­do à con­vi­vên­cia com pes­so­as no in­te­ri­or do quar­tel. “Ca­be es­cla­re­cer que as uni­da­des do Exér­ci­to Bra­si­lei­ro aco­lhem e tra­tam so­men­te ani­mais que se en­con­tram em si­tu­a­ção de vul­ne­ra­bi­li­da­de e ne­ces­si­tam de cui­da­dos ve­te­ri­ná­ri­os. Após o tra­ta­men­to, mui­tos des­ses ani­mais não apre­sen­tam con­di­ções de re­tor­no ao seu ha­bi­tat na­tu­ral e per­ma­ne­cem aos cui­da­dos do Exér­ci­to”, ex­pli­cou. A in­for­ma­ção foi con­fir­ma­da pe­lo Ipa­am.

| MÁR­CIO ME­LO/FOLHAPRESS

A on­ça Ju­ma du­ran­te a pas­sa­gem da to­cha olím­pi­ca pe­lo CIGS (Cen­tro de Ins­tru­ção de Guer­ra na Sel­va), em Ma­naus

| MÁR­CIO ME­LO/FOLHAPRESS

Ju­ma du­ran­te a ce­rimô­nia em Ma­naus

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.