Con­ces­são do Vera Cruz es­que­ce obras e sa­lá­ri­os

As­si­na­tu­ra de con­tra­to en­tre Te­lem e Pre­fei­tu­ra de São Ber­nar­do com­ple­ta um ano sem o iní­cio das in­ter­ven­ções pro­me­ti­das. Au­las do Cen­tro de Au­di­o­vi­su­al, que faz par­te do pro­je­to, es­tão pa­ra­li­sa­das por fal­ta de pa­ga­men­to aos fun­ci­o­ná­ri­os

Metro Brazil (ABC) - - Front Page - VA­NES­SA SELICANI

O que pa­re­cia ser o pro­je­to mais es­tru­tu­ra­do pa­ra tra­zer de vol­ta ao ce­ná­rio ci­ne­ma­to­grá­fi­co os an­ti­gos es­tú­di­os Vera Cruz, em São Ber­nar­do, com­ple­ta um ano ama­nhã sem si­nal de obras e com di­fi­cul­da­de fi­nan­cei­ra em man­ter a es­co­la de au­di­o­vi­su­al.

A con­ces­são do es­pa­ço pe­los pró­xi­mos 30 anos foi ce­di­da pe­la pre­fei­tu­ra em 23 de ju­nho do ano pas­sa­do pa­ra a em­pre­sa Te­lem, se­di­a­da na ca­pi­tal e com pro­je­tos no cur­rí­cu­lo co­mo re­for­mas da Ci­da­de das Ar­tes, no Rio de Ja­nei­ro, e do Cen­tro Cul­tu­ral São Pau­lo, na ca­pi­tal. A pro­mes­sa era re­a­ti­var os es­tú­di­os ci­ne­ma­to­grá­fi­cos e cons­truir no lo­cal um cen­tro cul­tu­ral com te­a­tro, ci­ne­ma, me­mo­ri­al e res­tau­ran­te, além da in­cu­ba­do­ra de em­pre­sas do se­tor.

A pre­vi­são ini­ci­al, que cons­ta no si­te da em­pre­sa, era en­tre­gar até o fim des­te ano o te­a­tro e a nova se­de do CAV (Cen­tro de Au­di­o­vi­su­al)

Mas o que se vê até ago­ra no lo­cal é o mes­mo gal­pão vazio, que vol­tou a abri­gar even­tos par­ti­cu­la­res (até se­ma­na pas­sa­da ha­via uma fei­ra de ma­lhas no es­pa­ço). No es­ta­ci­o­na­men­to, exis­tem ape­nas es­que­le­tos de obras an­ti­gas, de ou­tras pro­mes­sas de re­vi­ta­li­za­ção, que se ar­ras­tam des­de 1990.

Di­fe­ren­te­men­te do que se es­pe­ra­va com uma ges­tão pri­va­da do Vera Cruz, a si­tu­a­ção pa­re­ce ter pi­o­ra­do no CAV, es­co­la de au­di­o­vi­su­al em fun­ci­o­na­men­to des­de 2012 e que faz par­te do pro­je­to dos es­tú­di­os. Os 225 alu­nos que re­ce­bem for­ma­ção gra­tui­ta pa­ra o se­tor es­tão há um mês sem au­las por con­ta de atra­so de pa­ga­men­tos dos fun­ci­o­ná­ri­os.

A es­tu­dan­te de ci­ne e TV e mem­bro da co­mis­são de alu­nos do CAV Ma­ri­a­na Fran­ça, 28 anos, con­ta que além dos pro­ble­mas cons­tan­tes com pa­ga­men­to dos pro­fis­si­o­nais, fal­ta ma­te­ri­al pa­ra as au­las. “Nem ál­co­ol e kit de lim­pe­za de len­tes, que são itens re­la­ti­va­men­te ba­ra­tos, es­tão sen­do for­ne­ci­dos”, dis­se.

Ma­ri­a­na afir­ma que a Te­lem não ne­go­cia di­re­ta­men­te com os es­tu­dan­tes, que têm re­cor­ri­do à pre­fei­tu­ra. “O que ou­vi­mos do se­cre­tá­rio de Cul­tu­ra (Os­val­do de Oli­vei­ra Neto) é que a Te­lem es­tá en­fren­tan­do pro­ble­mas com a crise econô­mi­ca. Eles não têm ver­ba nem pa­ra as ou­tras em­pre­sas do gru­po”, afir­mou.

A Te­lem foi pro­cu­ra­da pe­la re­por­ta­gem e dis­se que a pre­fei­tu­ra é a res­pon­sá­vel por res­pon­der so­bre o Vera Cruz. Até a con­clu­são des­ta edi­ção, a pre­fei­tu­ra não ha­via re­tor­na­do so­bre os ques­ti­o­na­men­tos do

R$ 156 mi é o in­ves­ti­men­to es­ti­ma­do pa­ra o Vera Cruz nos pró­xi­mos 30 anos, de acor­do com o con­tra­to de con­ces­são.

| ALESSANDRO VAL­LE/ABCDIGIPRESS

Vera Cruz vol­tou a re­ce­ber even­tos par­ti­cu­la­res e pas­sou a co­brar pe­lo es­ta­ci­o­na­men­to

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.