Aten­ção, mo­to­ris­tas: é épo­ca de mui­ta ne­bli­na

Né­voa nas es­tra­das é mais in­ten­sa de ago­ra até agos­to. Ve­ja on­de es­tão os pon­tos crí­ti­cos

Metro Brazil (ABC) - - Front Page -

Mo­to­ris­tas de­vem fi­car aten­tos ao au­men­to da in­ci­dên­cia de ne­bli­na nes­ta épo­ca do ano nas ro­do­vi­as. A Ar­tesp (Agên­cia de Trans­por­te do Estado de São Paulo) aler­ta que o fenô­me­no cli­má­ti­co é mais co­mum a par­tir de ago­ra até agos­to.

En­tre os 294 pon­tos in­di­ca­dos co­mo crí­ti­cos no Estado pe­la agên­cia, seis de­les es­tão no ABC, nas ro­do­vi­as An­chi­e­ta, Imi­gran­tes e Ro­do­a­nel (ve­ja mais ao la­do).

A re­gião tem em seu his­tó­ri­co um dos mai­o­res en­ga­ve­ta­men­tos da his­tó­ria, cau­sa­do por con­ta da for­te ne­bli­na em se­tem­bro de 2011. O aci­den­te en­vol­ven­do 300 veí­cu­los e que re­sul­tou na mor­te de uma pes­soa foi no km 41 da Imi­gran­tes, em São Bernardo, sen­ti­do ca­pi­tal. O en­de­re­ço apa­re­ce en­tre os mais pe­ri­go­sos na lis­ta da Ar­tesp.

Des­de lá, as vi­as do sis­te­ma An­chi­e­ta-Imi­gran­tes re­ce­be­ram no­vas me­di­das pa­ra evi­tar aci­den­tes em di­as de ne­bli­na, co­mo re­du­ção de ve­lo­ci­da­de em ca­so de que­da da vi­si­bi­li­da­de e im­plan­ta­ção da ope­ra­ção com­boio (quan­do os veí­cu­los são re­pre­sa­dos e gui­a­dos por car­ros ofi­ci­ais) tam­bém no sen­ti­do ca­pi­tal.

As que­das de tem­pe­ra­tu­ra mais acen­tu­a­das nes­te ano in­flu­en­ci­am pa­ra mais di­as com ne­bli­na. A Eco­vi­as já re­a­li­zou qua­se o do­bro dos com­boi­os que em 2015. De acor­do com a con­ces­si­o­ná­ria do sis­te­ma An­chi­e­ta-Imi­gran­tes, o cres­ci­men­to é mo­ti­va­do por mais di­as com a vi­si­bi­li­da­de com­pro­me­ti­da pe­lo fenô­me­no cli­má­ti­co. Fo­ram 39 de ja­nei­ro a maio des­te ano an­te 21 no mes­mo pe­río­do do ano an­te­ri­or.

Se­gun­do o si­te Cli­ma­tem­po, a ne­bli­na se for­ma em lo­cais bas­tan­te úmi­dos, co­mo a Ser­ra do Mar, e em cli­mas fri­os.

| ANDRÉ AMERICO/AR­QUI­VO ME­TRO

Lo­cais de ser­ra, co­mo a An­chi­e­ta e a Imi­gran­tes, são pro­pí­ci­os pa­ra a for­ma­ção de ne­bli­na

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.