De­sem­pre­go ‘pe­ga pe­sa­do’ com jo­vens de bai­xa ren­da

Cri­se Econô­mi­ca. Pes­qui­sa di­vul­ga­da on­tem mos­tra que ta­xa en­tre os mais no­vos no ABC te­ve a mai­or ele­va­ção dos úl­ti­mos 15 anos

Metro Brazil (ABC) - - Foco - CADU PROIETI

O de­sem­pre­go afe­ta mais os jo­vens en­tre 16 e 24 anos no ABC. A si­tu­a­ção é ain­da mais crí­ti­ca en­tre os que são de fa­mí­li­as com bai­xa ren­da per ca­pi­ta. É o que aponta a PED (Pes­qui­sa de Em­pre­go e De­sem­pre­go) so­bre jo­vens e o mercado de tra­ba­lho di­vul­ga­da on­tem em par­ce­ria en­tre Con­sór­cio In­ter­mu­ni­ci­pal do ABC, Di­e­e­se (De­par­ta­men­to In­ter­sin­di­cal de Es­ta­tís­ti­ca e Es­tu­dos So­ci­e­conô­mi­cos) e Fun­da­ção Se­a­de (Sis­te­ma Es­ta­du­al de Aná­li­se de Da­dos).

De 2014 pa­ra 2015, a ta­xa de de­sem­pre­go en­tre os mo­ra­do­res do ABC de 16 a 24 anos pas­sou de 23,1% pa­ra 26,6%. De acor­do com o le­van­ta­men­to, a por­cen­ta­gem de de­sem­pre­go en­tre os jo­vens é mai­or que em ou­tros gru­pos etá­ri­os (ve­ja os nú­me­ros na ar­te ao la­do). O es­tu­do diz ain­da que foi o au­men­to mais sig­ni­fi­ca­ti­vo dos úl­ti­mos 15 anos.

Se­gun­do a pes­qui­sa, a fal­ta de ex­pe­ri­ên­cia no mercado de tra­ba­lho é o prin­ci­pal fa­tor pa­ra que os mais no­vos se­jam mais afe­ta­dos pe­la cri­se. O es­tu­do con­clui que o de­sem­pre­go é uma con­di­ção que atin­ge prin­ci­pal­men­te jo­vens de fa­mí­lia com bai­xo ren­di­men­to fi­nan­cei­ro e que eles pre­ci­sam con­ti­nu­ar sen­do al­vos de po­lí­ti­cas pú­bli­cas pa­ra me­lho­rar sua for­ma­ção e in­ser­ção no mercado.

“Jo­vens mais po­bres mo­ram nas pe­ri­fe­ri­as e têm de se des­co­lar por lon­gas dis­tân­ci­as pa­ra irem ao tra­ba­lho e à es­co­la. Em con­tra­po­si­ção, os mais ri­cos mo­ram em lo­cais mais pró­xi­mos de tu­do is­so. En­tão, exis­te tam­bém di­fi­cul­da­de por se­gre­ga­ção es­pa­ci­al”, co­men­tou o eco­no­mis­ta e por­ta-voz da PED, Alexandre Lo­loi­an.

Se­gun­do ele, o ce­ná­rio só po­de ser mu­da­do se hou­ver au­men­to de po­lí­ti­cas pú­bli­cas e da ini­ci­a­ti­va pri­va­da que vi­sem o apri­mo­ra­men­to da mão de obra jo­vem e a in­ser­ção no mercado de tra­ba­lho.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.