Bri­tâ­ni­cos di­zem sim ou não à UE

Ho­je é o dia. Eco­no­mia e po­lí­ti­ca mi­gra­tó­ria es­tão em jo­go. Re­sul­ta­do de­ve sair ama­nhã

Metro Brazil (ABC) - - Mundo -

O que es­tá em jo­go no re­fe­ren­do de ho­je é a per­ma­nên­cia ou não do Rei­no Uni­do co­mo país-mem­bro da UE (União Eu­ro­peia). As na­ções bri­tâ­ni­cas são a In­gla­ter­ra, a Ir­lan­da do Nor­te, a Es­có­cia e o País de Ga­les. Os que de­fen­dem a saí­da afir­mam que, com ela, o Rei­no Uni­do fi­ca­ria li­vre pa­ra fir­mar re­la­ções co­mer­ci­ais com ou­tros paí­ses, por exem­plo, a Chi­na. Eles di­zem que a atu­al ta­xa­ção so­bre as ex­por­ta­ções pa­ra paí­ses de fo­ra da UE é ex­tre­ma­men­te al­ta. Ou­tro pon­to é que os bri­tâ­ni­cos não te­ri­am mais de en­vi­ar o equi­va­len­te a € 504 mi­lhões se­ma­nais pa­ra con­tri­buir com o or­ça­men­to eu­ro­peu.

Os de­fen­so­res da saí­da ale­gam ain­da que o Rei­no Uni­do po­de­rá, ca­so saia da UE, al­te­rar as po­lí­ti­cas de mi­gra­ção e cri­ar seu pró­prio re­gu­la­men­to pa­ra a en­tra­da de re­fu­gi­a­dos. Es­se úl­ti­mo pon­to é bas­tan­te po­lê­mi­co e tem mui­to pe­so na vo­ta­ção, em um mo­men­to de gra­ve cri­se mi­gra­tó­ria e em que os paí­ses europeus não con­se­guem che­gar a um acor­do.

Já os ar­gu­men­tos dos que de­se­jam per­ma­ne­cer no blo­co são de que o Rei­no Uni­do, na UE, fi­ca li­vre de pa­gar ta­ri­fas de ex­por­ta­ção, o que re­duz a bu­ro­cra­cia e per­mi­te com que 45% das ex­por­ta­ções bri­tâ­ni­cas se­jam pa­ra den­tro da UE. Ou­tro pon­to é que a par­ti­ci­pa­ção na UE per­mi­te a li­vre cir­cu­la­ção de tra­ba­lha­do­res, de di­nhei­ro e de pro­du­tos.

Pa­ra os que que­rem fi­car na UE, dei­xar o blo­co não sig­ni­fi­ca que a imigração cai­rá, pois paí­ses de fo­ra têm mai­o­res ín­di­ces de imi­gran­tes, in­cluin­do pes­so­as vin­das da pró­pria UE.

ME­TRO

|REUTERS

Bo­ris John­son (ao al­to) e o tra­ba­lhis­ta Je­remy Corbyn em cam­pa­nha

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.