Lon­ga re­tra­ta con­quis­ta de Jes­se Owens fren­te a Hi­tler

Metro Brazil (ABC) - - Cultura -

A his­tó­ria de Jes­se Owens (1913-1980) tem tan­tos com­po­nen­tes dra­má­ti­cos que pa­re­ce ter nas­ci­do já em uma te­la de ci­ne­ma.

Ne­gro e de ori­gem po­bre, o ve­lo­cis­ta re­pre­sen­tou os Es­ta­dos Uni­dos na po­lê­mi­ca Olim­pía­da de Ber­lim, em 1936, on­de le­vou qua­tro me­da­lhas de ou­ro di­an­te do chan­ce­ler ale­mão Adolf Hi­tler, que vi­sa­va usar o even­to pa­ra di­fun­dir os ide­ais de su­pre­ma­cia bran­ca e aca­bou dan­do um ti­ro no pé com o de­sem­pe­nho do ame­ri­ca­no.

Es­tre­la­do por Stephan Ja­mes, “Ra­ça”, que es­treia ho­je, re­faz a tra­je­tó­ria do ído­lo com um elen­co de es­tre­las. Jason Su­dei­kis vi­ve Lar­ry Sny­der, trei­na­dor de Owens e no­me fun­da­men­tal no pro­ces­so de do­mar o ta­len­to na­tu­ral de­le pa­ra a cor­ri­da, en­quan­to Je­remy Irons en­car­na Avery Brun­da­ge, res­pon­sá­vel por as­se­gu­rar a pre­sen­ça dos Es­ta­dos Uni­dos na con­tro­ver­sa Olim­pía­da ale­mã.

O lon­ga en­fo­ca o la­do hu­ma­no do ve­lo­cis­ta, di­vi­di­do, aos 23 anos, en­tre o so­nho da con­quis­ta da me­da­lha olím­pi­ca e as im­pli­ca­ções po­lí­ti­cas de sua de­ci­são em com­pa­re­cer ou não aos Jo­gos.

À épo­ca, os na­zis­tas já co­me­ça­vam a per­se­gui­ção aos ju­deus que cul­mi­na­ria no Ho­lo­caus­to e che­ga­ram a in­ter­fe­rir na par­ti­ci­pa­ção de atle­tas de ou­tros paí­ses por cau­sa de sua re­li­gião.

O pre­con­cei­to en­con­tra­do ali não di­fe­ria da­que­le vi­vi­do pe­los ne­gros nos pró­pri­os EUA – eo fil­me acer­ta ao não ig­no­ra­ra dí­vi­da his­tó­ri­ca do país com Owens, que se­guiu usan­do apor­ta­dos fun­dos mes­mo após se tor­nar he­rói olím­pi­co.

| DI­VUL­GA­ÇÃO

Stephan Ja­mes in­ter­pre­ta o ve­lo­cis­ta no lon­ga ‘Ra­ça’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.