Kits pa­ra di­a­bé­ti­cos es­tão em fal­ta em SA

Pos­tos de saú­de de Santo An­dré não têm in­su­li­na e me­di­dor do ní­vel de gli­ce­mia no san­gue

Metro Brazil (ABC) - - Front Page - CADU PROIETI

Fal­tam me­di­ca­men­tos e ma­te­ri­al pa­ra o tra­ta­men­to de di­a­be­tes nos pos­tos de saú­de de Santo An­dré. Se­gun­do in­for­ma­ções re­pas­sa­das por fun­ci­o­ná­ri­os das uni­da­des à re­por­ta­gem, não há fi­tas me­di­do­ras do ní­vel de gli­co­se no san­gue nem in­su­li­na em gran­de par­te dos equi­pa­men­tos da re­de pú­bli­ca mu­ni­ci­pal.

O Metro Jor­nal en­trou em con­ta­to te­lefô­ni­co com 12 das 20 USs (Uni­da­des de Saú­de) do mu­ni­cí­pio se apre­sen­tan­do co­mo pa­ci­en­te. Em 10 des­ses equi­pa­men­tos não ha­via o item pa­ra me­dir gli­ce­mia e em se­te de­les a in­su­li­na es­ta­va em fal­ta.

As uni­da­des em que os fun­ci­o­ná­ri­os dis­se­ram não ter os kits pa­ra tra­ta­men­to de di­a­bé­ti­cos fo­ram as dos bair­ros Hu­mai­tá, Bom Bas­tor, Jar­dim Al­vo­ra­da, Jar­dim Ire­ne, Par­que das Na­ções, João Ra­ma­lho, Utin­ga, Vi­la Gui­mar, Vi­la He­le­na e Dr. Moy­sés Fucs.

“In­fe­liz­men­te, não sei nem te di­zer qu­an­do vai che­gar. Con­ti­nue li­gan­do aqui e a gen­te avi­sa qu­an­do ti­ver”, dis­se um dos ser­vi­do­res. A in­de­fi­ni­ção so­bre a pre­vi­são de en­tre­ga dos kits foi da­da por to­dos os aten­den­tes que fa­la­ram com a re­por­ta­gem. Uso diá­rio O di­a­be­tes é uma do­en­ça crô­ni­ca me­ta­bó­li­ca ca­rac­te­ri­za­da pe­lo au­men­to da gli­co­se no san­gue. O dis­túr­bio acon­te­ce por­que o pân­cre­as não é ca­paz de pro­du­zir a in­su­li­na em quan­ti­da­de su­fi­ci­en­te pa­ra su­prir as ne­ces­si­da­des do or­ga­nis­mo. A in­su­li­na pro­mo­ve a re­du­ção da gli­ce­mia ao per­mi­tir que o açú­car que es­tá pre­sen­te no san­gue pos­sa pe­ne­trar nas cé­lu­las, pa­ra ser uti­li­za­do co­mo fon­te de ener­gia.

O ti­po 1 da do­en­ça é co­nhe­ci­do tam­bém co­mo in­su­li­no­de­pen­den­te. Es­tes pa­ci­en­tes ne­ces­si­tam de apli­ca­ção de in­je­ções diá­ri­as de in­su­li­na, pois o seu cor­po já não pro­duz mais a subs­tân­cia ou a pro­du­ção é in­su­fi­ci­en­te. Em al­guns ca­sos, o pa­ci­en­te pre­ci­sa apli­car o me­di­ca­men­to mais de uma vez ao dia, con­for­me o ní­vel de gli­ce­mia. Exa­ta­men­te por is­so é im­por­tan­te a pes­soa man­ter o con­tro­le do ní­vel de gli­ce­mia por meio das fi­tas de me­di­ção.

Se não tra­ta­do, o di­a­be­tes po­de cau­sar in­su­fi­ci­ên­cia re­nal, am­pu­ta­ção de mem­bros, ce­guei­ra, do­en­ças car­di­o­vas­cu­la­res, co­mo AVC (der­ra­me), e in­far­to.

Pes­qui­sa di­vul­ga­da pe­lo Mi­nis­té­rio da Saú­de mos­tra que o di­a­be­tes atin­ge 6,2% da po­pu­la­ção adul­ta bra­si­lei­ra (9 mi­lhões de pes­so­as). Se a mes­ma pro­por­ção for apli­ca­da à po­pu­la­ção com mais de 19 anos da ci­da­de, Santo An­dré po­de ter apro­xi­ma­da­men­te 32,1 mil di­a­bé­ti­cos atu­al­men­te.

| MOURÃO PANDA/FOTOARENA/FO­LHA­PRESS

Pa­ci­en­tes fa­zem uso diá­rio de me­di­ção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.