Bri­tâ­ni­cos de­vem per­ma­ne­cer na UE

Pri­mei­ras pes­qui­sas di­vul­ga­das após re­fe­ren­do si­na­li­za­vam vi­tó­ria aper­ta­da do ‘fi­ca’ so­bre o ‘sai’

Metro Brazil (ABC) - - Front Page -

Ni­gel Fa­ra­ge, um dos lí­de­res da cam­pa­nha pe­la saí­da do Rei­no Uni­do da União Eu­ro­peia, de­cla­rou on­tem, após o fechamento das ur­nas, que a cam­pa­nha do re­fe­ren­do foi ex­tra­or­di­ná­ria e que, ao que tu­do in­di­ca, o “Fi­ca” ven­ce­rá. Fa­ra­ge dis­se que sua pre­vi­são foi ba­se­a­da no que al­guns de seus ami­gos nos mer­ca­dos fi­nan­cei­ros afir­ma­ram. Pes­qui­sas de bo­ca de ur­na tam­bém in­di­ca­vam que o “Fi­ca” ven­ce­ria, com en­tre 52% e 54% dos vo­tos – uma vi­tó­ria aper­ta­da.

A dis­pu­ta so­bre o “Bre­xit” ge­rou uma po­la­ri­za­ção que dei­xa­rá mar­cas nos bri­tâ­ni­cos. Se o “Sair” ven­cer, as con­sequên­ci­as econô­mi­cas po­dem sa­cu­dir os mer­ca­dos, e o pri­mei­ro-mi­nis­tro Da­vid Ca­me­ron di­fi­cil­men­te con­se­gui­rá se man­ter no car­go.

Mas com a pro­vá­vel vi­tó­ria do “Fi­ca”, o go­ver­no te­rá de en­fren­tar a frus­tra­ção de uma imen­sa par­ce­la da po­pu­la­ção – qua­se me­ta­de – que de­mons­trou não con­fi­ar nos atu­ais ru­mos da União Eu­ro­peia. E Fa­ra­ge sa­be dis­so: “O gê­nio eu­ro­cé­ti­co es­tá fo­ra da lâm­pa­da e ago­ra não vol­ta mais pa­ra den­tro de­la”, dis­se ele, on­tem à noi­te, a cor­re­li­gi­o­ná­ri­os do “Sai”.

Mais de 46,4 mi­lhões de bri­tâ­ni­cos se re­gis­tra­ram pa­ra par­ti­ci­par do re­fe­ren­do. O nú­me­ro re­pre­sen­ta cer­ca de 70% de to­da a po­pu­la­ção do Rei­no Uni­do. METRO

| REU­TERS

Ur­na é aber­ta pa­ra con­ta­gem em Glas­gow; no de­ta­lhe, Ni­gel Fa­ra­ge

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.