Pre­ço de smartpho­ne e no­te­bo­ok re­cua com vol­ta da Lei do Bem

Va­re­jo co­me­ça a re­pas­sar ao con­su­mi­dor de­so­ne­ra­ção de PIS/Co­fins, re­es­ta­be­le­ci­da no fi­nal de abril, ao con­su­mi­dor. Ce­lu­lar fi­cou 8% mais barato em 40 di­as, se­gun­do o Zo­om

Metro Brazil (ABC) - - Economia -

Qua­se dois me­ses após a vol­ta do Lei do Bem, os pre­ços de ele­trô­ni­cos co­me­çam fi­nal­men­te a cair. Se­gun­do le­van­ta­men­to fei­to pe­lo com­pa­ra­dor de pro­du­tos e pre­ços Zo­om, no pe­río­do de 29 de abril a 07 de ju­nho, os smartpho­nes fo­ram os que apre­sen­ta­ram a mai­or bai­xa: 8%. Já os PCs e os no­te­bo­oks ti­ve­ram que­da de 7%, en­quan­to o pre­ço dos ta­blets já re­cu­ou 6%.

No ano pas­sa­do, o go­ver­no fe­de­ral, por meio da Me­di­da Pro­vi­só­ria 690, re­sol­veu ex­tin­guir o be­ne­fí­cio, que pre­vê a isen­ção de im­pos­tos PIS/Pa­sep e Co­fins pa­ra ele­trô­ni­cos co­mo smartpho­nes, no­te­bo­oks, PCs e ta­blets. No en­tan­to, uma li­mi­nar ob­ti­da na Jus­ti­ça pe­la Abi­nee (As­so­ci­a­ção Bra­si­lei­ra da In­dús­tria Elé­tri­ca e Ele­trô­ni­ca) re­es­ta­be­le­ceu, no fi­nal de abril, a isen­ção até a da­ta ori­gi­nal que tem du­ra­ção, em de­zem­bro de 2018.

En­tre os des­ta­ques de que­da de pre­ços, o Zo­om ci­ta o smartpho­ne Ga­laxy On 7, da Sam­sung, e o Zen­fo­ne 2 La­ser, da Asus, que che­ga­ram a apre­sen­tar que­da de 20% em seus pre­ços no pe­río­do em que fo­ram mo­ni­to­ra­dos. Já o no­te­bo­ok HP 11-n226­br fi­cou 37% mais barato. O pre­ço do All in One LG caiu 18%. Pa­ra o es­tu­do, o si­te mo­ni­to­rou os pre­ços dos dez pro­du­tos mais bus­ca­dos das ca­te­go­ri­as: smartpho­nes, ta­blets, no­te­bo­oks e desk­tops.

Thi­a­go Flo­res, di­re­tor exe­cu­ti­vo do Zo­om, afir­ma que em­bo­ra ou­tros fa­to­res tam­bém im­pac­tem no pre­ço dos ele­trô­ni­cos, co­mo al­ta do dó­lar, au­men­to dos ju­ros e in­fla­ção, a vol­ta da isen­ção fis­cal já dá mais fô­le­go pa­ra o va­re­jo tra­ba­lhar com va­lo­res mais com­pe­ti­ti­vos.

“As­sim, qu­em de­se­ja in­ves­tir em um no­vo smartpho­ne, no­te­bo­ok, PC ou ta­blet pre­ci­sa pes­qui­sar bas­tan­te pa­ra en­con­trar pre­ços me­no­res do que os pra­ti­ca­dos no iní­cio do pri­mei­ro tri­mes­tre des­se ano. A ten­dên­cia é que os va­lo­res cai­am ain­da mais ao lon­go do mês”, pre­vê o exe­cu­ti­vo.

Pe­los cál­cu­los do IBPT (Ins­ti­tu­to Bra­si­lei­ro de Pla­ne­ja­men­to e Tri­bu­ta­ção), 39,12% do va­lor dos smartpho­nes são con­ver­ti­dos em im­pos­tos. Sem a lei de in­cen­ti­vo, a fa­tia au­men­ta pa­ra 47,59%. Com­pu­ta­do­res com cus­to de até R$ 2 mil têm 24,30% de im­pos­tos com a lei. Sem o be­ne­fí­cio, o per­cen­tu­al so­be pa­ra 33,62%. METRO

| TIM BOYLE/GETTY IMAGES

Desk­tops e no­te­bo­oks ti­ve­ram que­da de 7% nos pre­ços

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.