Fei­jão ca­ro. Go­ver­no ze­ra im­pos­to de im­por­ta­ção

Metro Brazil (ABC) - - Economia -

A Ca­mex (Câ­ma­ra de Co­mér­cio Ex­te­ri­or) ofi­ci­a­li­zou on­tem a re­du­ção do Im­pos­to de Im­por­ta­ção pa­ra os fei­jões pre­to e ca­ri­o­ca por 90 di­as.

O fei­jão que en­tra no país pa­ga ta­ri­fa de 10%. No en­tan­to, o pro­du­to de paí­ses do Mer­co­sul já é isen­to de ta­ri­fa de im­por­ta­ção. Na prá­ti­ca, a me­di­da es­ten­deu a alí­quo­ta ze­ro pa­ra paí­ses de fo­ra do blo­co econô­mi­co.

“Co­mo não há pers­pec­ti­vas do au­men­to da ofer­ta do pro­du­to no mer­ca­do no cur­to pra­zo que se­ja pro­ve­ni­en­te da pro­du­ção do­més­ti­ca, de­ci­di­mos que é ne­ces­sá­rio fa­ci­li­tar a im­por­ta­ção, por meio da re­du­ção da alí­quo­ta do Im­pos­to de Im­por­ta­ção”, dis­se Mar­cos Pe­rei­ra, mi­nis­tro da In­dús­tria, Co­mér­cio Ex­te­ri­or e Ser­vi­ços.

Anun­ci­a­da na quar­ta-fei­ra pe­lo pre­si­den­te in­te­ri­no Mi­chel Te­mer, o cor­te da ta­ri­fa so­bre os fei­jões tem co­mo ob­je­ti­vo re­du­zir o pre­ço do grão. De­vi­do a fa­to­res cli­má­ti­cos que afe­ta­ram a sa­fra ao lon­go do pri­mei­ro se­mes­tre, en­tre ja­nei­ro e ju­nho, o fei­jão ca­ri­o­ca, por exem­plo, fi­cou 54% mais ca­ro. Mas es­pe­ci­a­lis­tas afir­mam que a me­di­da de­ve ter pou­co efei­to. O Bra­sil é o úni­co pro­du­tor do fei­jão ca­ri­o­ca, en­quan­to paí­ses co­mo Ar­gen­ti­na, Mé­xi­co e Chi­na só ex­por­tam fei­jão pre­to. METRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.