Co­le­ção de obras es­tre­la­das ga­nha mos­tra na Pi­na­co­te­ca

Metro Brazil (ABC) - - Cultura -

O que no­mes tão dis­tin­tos quan­to o pin­tor Was­sily Kan­dinsky, o cri­a­dor do re­ady-ma­de Mar­cel Du­champ, o vi­de­o­ar­tis­ta Bru­ce Nau­man e a con­tem­po­râ­nea Cindy Sher­man têm em co­mum? To­dos eles têm obras in­cluí­das den­tro da co­le­ção da mar­chand ale­mã Hel­ga de Al­ve­ar.

A par­tir de ama­nhã, 137 des­sas pe­ças, en­tre pin­tu­ras, es­cul­tu­ras, ví­de­os, ins­ta­la­ções, de­se­nhos e gra­vu­ras, es­ta­rão ao al­can­ce do pú­bli­co bra­si­lei­ro na ex­po­si­ção “Fo­ra da Or­dem”, que abre na Pi­na­co­te­ca.

Elas são as­si­na­das por qua­se 70 ar­tis­tas que tra­çam um pa­no­ra­ma plu­ral da evo­lu­ção da ar­te ao lon­go do sé­cu­lo 20 e nes­te iní­cio do sé­cu­lo 21.

Se­gun­do os cu­ra­do­res Ivo Mes­qui­ta e Jo­sé Au­gus­to Ri­bei­ro, uma par­te das obras evi­den­cia uma cor­ren­te sur­re­a­lis­ta e de ri­co po­ten­ci­al ima­gi­na­ti­vo, en­quan­to ou­tra vol­ta-se a uma lin­gua­gem mais ge­o­mé­tri­ca e cons­tru­ti­vis­ta. A in­ten­ção da ex­po­si­ção é apon­tar não so­men­te as di­fe­ren­ças en­tre abor­da­gens tão dis­tin­tas, mas mos­trar os pon­tos de co­ne­xão en­tre elas.

Es­sa é a ex­po­si­ção de mai­or en­ver­ga­du­ra des­te ano da Pi­na­co­te­ca (pça. da Luz, 2, Luz, tel.: 33241000) e fi­ca aber­ta a vi­si­ta­ção de qua. a seg., das 10h às 17h30, até o dia 26/9. Os in­gres­sos cus­tam R$ 6 (grá­tis aos sábados). METRO

| DIVULGAÇÃO

Obra de Was­sily Kan­dinsky que in­te­gra a mos­tra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.