ONG de com­ba­te à cor­rup­ção quer in­ter­na­ci­o­na­li­zar Operação La­va Ja­to

Metro Brazil (ABC) - - {Brazil} -

A cú­pu­la da ONG Trans­pa­rên­cia In­ter­na­ci­o­nal, or­ga­ni­za­ção de com­ba­te à cor­rup­ção que atua em mais de cem paí­ses, se reu­niu on­tem com o juiz fe­de­ral Sér­gio Mo­ro, em Cu­ri­ti­ba.

Se­gun­do o pre­si­den­te da en­ti­da­de, o ju­ris­ta pe­ru­a­no Jo­sé Ugaz, foi dis­cu­ti­da na vi­si­ta a in­ten­ção de in­ter­na­ci­o­na­li­zar a Operação La­va Ja­to, ou se­ja, im­pul­si­o­nar in­ves­ti­ga­ções so­bre as em­prei­tei­ras en­vol­vi­das em obras fo­ra do país. De acor­do com Ugaz, a pos­si­bi­li­da­de de in­ves­ti­ga­ções con­jun­tas é pre­vis­ta na Con­ven­ção das Na­ções Uni­das con­tra a Cor­rup­ção, da ONU.

“Qu­an­do há cri­mes de cor­rup­ção que vão ten­do im­pac­to em vá­ri­os paí­ses, nós co­me­ça­mos a ex­plo­rar es­sa pos­si­bi­li­da­de. Há mais de se­te paí­ses na re­gião [Amé­ri­ca La­ti­na] em que as em­pre­sas cons­tru­to­ras bra­si­lei­ras têm es­ta­do pre­sen­tes, e em vá­ri­os de­les já com prá­ti­cas cor­rup­tas bem iden­ti­fi­ca­das”, dis­se.

Além dis­so, se­gun­do o ju­ris­ta, a Trans­pa­rên­cia pla­ne­ja ter um “cen­tro de aná­li­se e pen­sa­men­to an­ti-cor­rup­ção” no Bra­sil.

“No ca­so do Bra­sil, va­mos ter um es­cri­tó­rio efe­ti­va­men­te, com uma es­tra­té­gia, que que­re­mos pro­por, de um sis­te­ma na­ci­o­nal de in­te­gri­da­de [que tra­te] da evo­lu­ção da cor­rup­ção no Bra­sil e da me­lho­ra ins­ti­tu­ci­o­nal”, afir­mou Ugaz.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.