GI­GAN­TE, ES­TA­MOS CHE­GAN­DO

OB­SER­VA­TÓ­RIO EU­RO­PEU DI­VUL­GA IMA­GEM DE JÚ­PI­TER A POU­COS DI­AS DA CHE­GA­DA DE SON­DA AO PLA­NE­TA GASOSO

Metro Brazil (ABC) - - {Front Page} -

Uma equi­pe da Uni­ver­si­da­de de Lei­ces­ter, na In­gla­ter­ra, di­vul­gou ima­gem iné­di­ta do pla­ne­ta Jú­pi­ter, ti­ra­da em par­ce­ria com o con­sór­cio in­ter­na­ci­o­nal ESO (Ob­ser­va­tó­rio Eu­ro­peu do Sul, na si­gla em in­glês).

Vá­ri­as fo­tos fo­ram fei­tas pa­ra aju­dar no es­tu­do do pla­ne­ta an­tes da che­ga­da da son­da es­pa­ci­al “Ju­no”, que atin­ge a at­mos­fe­ra de Jú­pi­ter em ju­lho, de­pois de cin­co anos de uma vi­a­gem de cer­ca de 3 bi­lhões de quilô­me­tros.

Co­lo­ri­da ar­ti­fi­ci­al­men­te, a ima­gem em in­fra­ver­me­lho di­vul­ga­da é re­sul­ta­do da se­le­ção e com­bi­na­ção dos me­lho­res re­gis­tros ob­ti­dos pe­lo VLT (Very Lar­ge Te­les­co­pe), do ESO, pa­ra sub­si­di­ar a mis­são da son­da.

“Es­tes ma­pas vão aju­dar a de­fi­nir o ce­ná­rio que a ‘Ju­no’ vai tes­te­mu­nhar nos pró­xi­mos me­ses”, in­for­mou Leigh Fletcher, um dos res­pon­sá­veis pe­la ima­gem, ao si­te da ESO.

Cap­tu­rar ima­gens ní­ti­das atra­vés da at­mos­fe­ra em cons­tan­te mu­dan­ça da Ter­ra é um dos mai­o­res de­sa­fi­os en­fren­ta­dos pe­los te­les­có­pi­os ter­res­tres, in­for­mou o Ob­ser­va­tó­rio.

Glenn Or­ton, lí­der da cam­pa­nha ter­res­tre em apoio da mis­são de “Ju­no”, diz que “es­for­ços com­bi­na­dos de uma equi­pe in­ter­na­ci­o­nal de as­trô­no­mos ama­do­res e pro­fis­si­o­nais aju­dou a for­ne­cer um con­jun­to de da­dos in­cri­vel­men­te ri­cos du­ran­te os úl­ti­mos oi­to me­ses”. Lan­ça­da pe­la Na­sa em agos­to de 2011, a “Ju­no” ini­ci­a­rá em 4 de ju­lho uma mis­são ci­en­tí­fi­ca de 16 me­ses com o ob­je­ti­vo de ex­pli­car o Sis­te­ma So­lar a par­tir da ori­gem e da evo­lu­ção de Jú­pi­ter, o mai­or dos oi­to pla­ne­tas.

A son­da fa­rá uma sé­rie de vo­os a me­nos de 5 mil km da es­pes­sa ca­ma­da nu­bla­da de Jú­pi­ter, ba­ten­do o re­cor­de an­te­ri­or de apro­xi­ma­ção, de 1974 – 43 mil km –, da son­da ame­ri­ca­na “Pi­o­ne­er 11”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.