Co­nhe­ça quem quer ser pre­fei­to no ABC

Cor­ri­da pe­la ca­dei­ra de pre­fei­to no ABC tem en­tre os con­cor­ren­tes atu­ais che­fes do Exe­cu­ti­vo, ex-pre­fei­tos, de­pu­ta­dos es­ta­du­ais e um fe­de­ral, ve­re­a­do­res en­tre ou­tras li­de­ran­ças re­gi­o­nais. Po­lí­ti­cos in­di­ca­dos pe­las si­glas de­vem ser ofi­ci­a­li­za­dos até 15 de

Metro Brazil (ABC) - - {Front Page} -

Re­gião tem ao me­nos 20 no­mes de pré-can­di­da­tos que que­rem o car­go nas elei­ções de ou­tu­bro

Pe­lo me­nos 20 po­lí­ti­cos já apa­re­cem co­mo pré-can­di­da­tos às pre­fei­tu­ras de San­to An­dré, São Ber­nar­do e São Caetano pa­ra dis­pu­tar as elei­ções de ou­tu­bro. No gru­po que vai bri­gar pe­lo seu vo­to es­tão ex-pre­fei­tos, de­pu­ta­dos es­ta­du­ais e fe­de­ral, ve­re­a­do­res e até quem nun­ca ocu­pou car­go pú­bli­co ele­ti­vo.

O ca­len­dá­rio elei­to­ral de­ter­mi­na que os par­ti­dos re­a­li­zem con­ven­ções pa­ra de­fi­nir seus can­di­da­tos a par­tir de 20 de ju­lho. Eles têm até 15 de agos­to pa­ra re­gis­trar as can­di­da­tu­ras, qu­an­do os no­mes se tor­na­rão ofi­ci­ais.

San­to An­dré é a ci­da­de da re­gião que pos­sui mai­or nú­me­ro de pos­tu­lan­tes ao Pa­ço: são 10 no to­tal. Em São Ber­nar­do, a dis­pu­ta até o mo­men­to é me­nor, com ape­nas qua­tro pré-can­di­da­tos de­cla­ra­dos. Com a me­nor po­pu­la­ção, mas mo­vi­men­ta­ção po­lí­ti­ca his­to­ri­ca­men­te agi­ta­da, São Caetano já tem se­te pre­fei­tu­rá­veis.

Ca­ra no­va

A elei­ção que se apro­xi­ma de­ve­rá ser di­fe­ren­te de qual­quer ou­tra já re­a­li­za­da no país. Es­pe­ci­a­lis­tas ou­vi­dos pe­la re­por­ta­gem di­zem que a cri­se econô­mi­ca, a per­da de cre­di­bi­li­da­de pe­los po­lí­ti­cos e as no­vas re­gras elei­to­rais de­ve­rão fa­zer des­ta uma dis­pu­ta iné­di­ta.

“O ce­ná­rio na­ci­o­nal es­tá con­vul­si­o­na­do e os can­di­da­tos te­rão me­nos tem­po de cam­pa­nha e fi­nan­ci­a­men­to res­tri­to. Is­so cria uma zo­na de som­bra. Fi­ca di­fí­cil pre­ver co­mo os can­di­da­tos vão mo­bi­li­zar a opi­nião pú­bli­ca e co­mo es­ta irá res­pon­der.”

Pa­ra o pro­fes­sor, o pro­ta­go­nis­mo da cri­se na­ci­o­nal irá so­bre­por as pro­pos­tas lo­cais. “O ci­da­dão é mo­ra­dor da ci­da­de, é aqui que os pro­ble­mas acon­te­cem, mas as ci­da­des es­tão la­te­ra­li­za­das na agen­da po­lí­ti­ca. Do pon­to de vis­ta do de­ba­te, as cam­pa­nhas já nas­ce­rão pre­ju­di­ca­das.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.