Bre­xit. Bri­tâ­ni­cos que­rem só par­te boa da UE, diz Mer­kel

Metro Brazil (ABC) - - Mundo -

A pre­miê da Ale­ma­nha, An­ge­la Mer­kel, aler­tou on­tem o Rei­no Uni­do que os bri­tâ­ni­cos não po­de­rão es­co­lher so­men­te as par­tes da União Eu­ro­peia que lhes in­te­res­sam, co­mo o mer­ca­do co­mum, sem acei­tar prin­cí­pi­os, co­mo a li­vre cir­cu­la­ção de pes­so­as, quan­do ne­go­ci­a­rem a saí­da do blo­co.

Dis­cur­san­do à câ­ma­ra bai­xa do Par­la­men­to ale­mão antes de se­guir pa­ra Bru­xe­las pa­ra de­ba­ter a de­ci­são do Rei­no Uni­do de dei­xar a UE, Mer­kel dis­se que Lon­dres não re­ce­be­rá ne­nhum tra­ta­men­to es­pe­ci­al.

“Quem quer que de­se­je sair da fa­mí­lia da União Eu­ro­peia não po­de es­pe­rar que irá se li­vrar de to­das as res­pon­sa­bi­li­da­des man­ten­do os pri­vi­lé­gi­os”, dis­se Mer­kel. Se­gun­do a lí­der ale­mã, os paí­ses que de­se­jam ter aces­so ao mer­ca­do co­mum de­vem acei­tar os prin­cí­pi­os e obri­ga­ções que is­so acar­re­ta.

A li­vre cir­cu­la­ção de pes­so­as por to­dos os paí­ses do blo­co é um dos prin­cí­pi­os bá­si­cos da UE, mas os de­fen­so­res da saí­da bri­tâ­ni­ca atraí­ram gran­de apoio por re­jei­tar es­se prin­cí­pio.

Em Bru­xe­las, o lí­der do “Bre­xit”, Ni­gel Fa­ra­ge, foi vai­a­do no Par­la­men­to Eu­ro­peu ao afir­mar: “Va­mos fir­mar en­tre nós um sen­sa­to acor­do co­mer­ci­al li­vre de ta­ri­fas e re­co­nhe­cer que o Rei­no Uni­do se­rá seu me­lhor amigo. Re­jei­tar um acor­do co­mer­ci­al se­rá pi­or pa­ra vo­cês do que pa­ra nós”.

| F. BENSCH/REUTERS

Mer­kel: Rei­no Uni­do quer di­rei­tos, mas sem de­ve­res

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.