Flip fi­ca mais fe­mi­ni­na em seu 14º ano

Metro Brazil (ABC) - - Cultura -

Uma rá­pi­da pas­sa­da de olhos pe­la pro­gra­ma­ção da 14ª Fes­ta Li­te­rá­ria In­ter­na­ci­o­nal de Pa­raty, que vai de ho­je a do­min­go na ci­da­de li­to­râ­nea do Rio de Ja­nei­ro, dei­xa cla­ro que es­ta não é uma edi­ção co­mo as ou­tras. Há mui­to mais au­to­ras mu­lhe­res em re­la­ção aos anos an­te­ri­o­res.

“As­su­mi­mos um com­pro­mis­so de me­lho­rar o ín­di­ce de pre­sen­ça fe­mi­ni­na. Exis­te um es­for­ço de ob­ser­va­ção da equi­pe nes­se sen­ti­do, sem qual­quer de­ma­go­gia, de se per­gun­tar sem­pre: se­rá que não exis­te uma mu­lher que fa­ria [es­se de­ba­te] me­lhor?”, diz o cu­ra­dor Pau­lo Wer­neck.

O exer­cí­cio re­sul­tou em 17 es­cri­to­ras fren­te a 23 ho­mens. Em 2014, elas eram 9 em meio a 38 ho­mens. É gen­te co­mo a en­saís­ta He­loi­sa Bu­ar­que de Hol­lan­da, a neu­ro­ci­en­tis­ta Su­za­na Her­cu­la­no-Hou­zel, a bi­e­lo­rus­sa Sve­tla­na Alek­sié­vit­ch – mais re­cen­te ven­ce­do­ra do Prê­mio No­bel e as pos­sí­veis re­ve­la­ções Ga­bri­e­la Wi­e­ner, do Pe­ru, e Va­le­ria Lui­sel­li, do Mé­xi­co.

Há ain­da uma mu­lher não con­ta­bi­li­za­da na lis­ta, mas que nor­teia to­da a pro­gra­ma­ção: a ca­ri­o­ca Ana Cris­ti­na Cé­sar (1952-1983), cu­ja po­e­sia mar­gi­nal dá o tom de to­do o even­to li­te­rá­rio.

“A aber­tu­ra vai fa­zer uma ce­le­bra­ção pa­ra dar rit­mo à fes­ta. No lu­gar de show, va­mos ter um sa­rau de po­e­sia. A ideia é re­cri­ar o es­pí­ri­to de in­qui­e­tu­de in­te­lec­tu­al dos anos 1970”, diz Mau­ro Mu­nhoz, di­re­tor-pre­si­den­te da Ca­sa Azul, que or­ga­ni­za a Flip.

In­te­gram ain­da a pro­gra­ma­ção o no­ru­e­guês Karl Ove Knausgård e o bri­tâ­ni­co Ir­vi­ne Welsh, au­tor de “Trains­pot­ting”.

| GETTY IMAGES

Pre­mi­a­da com o No­bel, Sve­tla­na Alek­sié­vit­ch é atra­ção aguar­da­da

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.