NOVA TRAGÉDIA NA TURQUIA

Ex­plo­sões no ae­ro­por­to de Is­tam­bul dei­xam ao me­nos 36 mor­tos e 147 fe­ri­dos. Ata­que te­ria si­do fei­to por três ho­mens-bom­ba

Metro Brazil (ABC) - - Front Page -

Ex­plo­sões de­fla­gra­das por três ter­ro­ris­tas sui­ci­das on­tem no ae­ro­por­to in­ter­na­ci­o­nal Atatürk, em Is­tam­bul (Turquia), dei­xa­ram ao me­nos 36 mor­tos e 147 fe­ri­dos, se­gun­do as au­to­ri­da­des. Mas há en­tre elas quem con­te até 50 mor­tos. O aten­ta­do acon­te­ceu às 21h50 (15h50 em Bra­sí­lia) no se­tor de em­bar­que in­ter­na­ci­o­nal e foi rei­vin­di­ca­do pe­lo gru­po ex­tre­mis­ta Es­ta­do Is­lâ­mi­co.

Tes­te­mu­nhas re­la­tam ain­da ter ha­vi­do tro­ca de ti­ros en­tre po­li­ci­ais e ter­ro­ris­tas. Al­gu­mas in­for­ma­ções, po­rém, po­dem ser al­te­ra­das. O go­ver­no da Turquia di­fi­cul­ta a divulgação de no­tí­ci­as re­la­ci­o­na­das a ações ter­ro­ris­tas.

Cer­ca de cin­co mi­nu­tos após o ata­que, che­gou ao ae­ro­por­to – ter­cei­ro mais mo­vi­men­ta­do da Eu­ro­pa, atrás ape­nas de He­ath­row (Lon­dres) e Char­les de Gaul­le (Pa­ris) – um voo da Tur­kish Air­li­nes que ha­via par­ti­do de São Pau­lo.

A “Band­news FM” fa­lou com a bra­si­lei­ra Fer­nan­da Gomes, que mo­ra em Is­tam­bul e es­ta­va em ca­sa na ho­ra do ata­que. Se­gun­do Fer­nan­da, uma amiga que foi ao ae­ro­por­to bus­car pa­ren­tes che­ga­dos no voo de São Pau­lo con­tou que to­dos de­sem­bar­ca­ram bem, mas aca­ba­ram im­pe­di­dos de dei­xar o ter­mi­nal. O go­ver­no bra­si­lei­ro con­de­nou o ata­que e pres­tou so­li­da­ri­e­da­de à po­pu­la­ção e ao go­ver­no tur­co. Sex­to des­de de­zem­bro O aten­ta­do de on­tem foi o sex­to em Is­tam­bul des­de de­zem­bro de 2015. O úl­ti­mo ocor­reu em 7 de ju­nho, quan­do ao me­nos 11 pes­so­as mor­re­ram e mais de 36 fi­ca­ram fe­ri­das após a ex­plo­são de um car­ro-bom­ba no cen­tro da ci­da­de.

MURAD SEZER/REUTERS

Pa­ra­mé­di­cos e po­li­ci­ais aten­dem a ví­ti­mas em Is­tam­bul. Aci­ma, ce­nas cap­tu­ra­das de ví­deo no mo­men­to de uma das ex­plo­sões

REPRODUÇÃO

| GORAN TOMASEVIC/REUTERS

Mu­lher fe­ri­da é le­va­da pa­ra am­bu­lân­cia; no des­ta­que, o mo­men­to de uma das ex­plo­sões

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.