A PI­MEN­TA AIN­DA ARDE

RED HOT LAN­ÇA O 11º TRA­BA­LHO EM 33 ANOS

Metro Brazil (ABC) - - Front Page -

Che­gar ao to­po é di­fí­cil. Se man­ter tam­bém. A me­lhor ma­nei­ra de uma ban­da con­ti­nu­ar re­le­van­te após tan­tos anos cos­tu­ma ser se rein­ven­tan­do. E é is­so que o Red Hot Chi­li Pep­pers, após 33 anos de es­tra­da, vem ten­tan­do fa­zer nos úl­ti­mos tem­pos. O lan­ça­men­to de “The Ga­teway”, 11o dis­co de es­tú­dio dos ca­li­for­ni­a­nos, na se­ma­na pas­sa­da, é mais uma pro­va da es­co­lha por es­te ca­mi­nho.

A mu­dan­ça foi uma di­re­ção na­tu­ral após a saí­da do gui­tar­ris­ta John Frus­ci­an­te, em 2009. A che­ga­da de Josh Klingho­fer trou­xe in­fluên­ci­as di­fe­ren­tes pa­ra o gru­po. So­ma-se a is­so o fa­to de que os in­te­gran­tes de lon­ga da­ta da ban­da já não têm mais ida­de pa­ra se apre­sen­tar pu­lan­do o tem­po in­tei­ro, co­mo acon­te­cia an­ti­ga­men­te, e te­mos os Chi­li Pep­pers atu­ais.

Não à toa, “The Ga­teway” é o pri­mei­ro dis­co des­de “Mothers Milk” (1989) que não foi pro­du­zi­do por Rick Ru­bin.

A ban­da foi na­ve­gar por no­vos oce­a­nos, que co­me­ça­ram a ser ex­plo­ra­dos em 2011, com o re­cru­ta­men­to de Klingho­fer e o lan­ça­men­to de “I’m With You”. O es­co­lhi­do pa­ra o pa­pel de pro­du­tor foi Bri­an “Dan­ger Mou­se” Bur­ton que, além de ter fei­to par­te do duo Gnarls Bar­kley, tem no cur­rí­cu­lo ál­buns de Black Keys, No­rah Jo­nes, Beck e o acla­ma­do dis­co “De­mon Days”, do Go­ril­laz.

Quem tam­bém co­la­bo­rou foi Ni­gel Go­dri­ch, fi­gu­ri­nha cer­ta na pro­du­ção do gru­po in­glês Ra­di­ohe­ad há mais de 20 anos, o que aju­da a ex­pli­car o tom um pou­co me­lan­có­li­co das no­vas can­ções.

Além da mu­dan­ça ser po­si­ti­va, tal­vez se­ja ela que man­te­nha Anthony Ki­e­dis, Flea, Chad Smith e Klingho­fer vi­vos e sau­dá­veis. E o mais im­por­tan­te é que es­sas no­vas di­re­ções vi­e­ram sem ti­rar da ban­da sua es­sên­cia mu­si­cal, res­pon­sá­vel por tê-la fei­to che­gar on­de che­gou.

A mar­ca re­gis­tra­da de­les, a ba­te­ria e o bai­xo agres­si­vos, es­tá pre­sen­te na gra­va­ção e mos­tra que eles não per­de­ram a al­ma funk. Mas, se antes os mú­si­cos ti­nham co­mo ob­je­ti­vo te fa­zer le­van­tar da cadeira e dan­çar, “The Ga­teway” sur­ge mais co­mo um dis­co pa­ra emo­ci­o­nar, re­che­a­do de ba­la­das - al­gu­mas ini­ma­gi­ná­veis em um dis­co de­les nos anos 1980.

| CH­RIS­TOPHER POLK/ GETTY IMAGES

Anthony Ki­e­dis e cia se­guem se rein­ven­tan­do

“THE GA­TEWAY” RED HOT CHI­LI PEP­PERS WARNER R$ 40

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.