STF der­ru­ba liminar que obri­ga SA a pa­gar dí­vi­da com a Sa­besp

Metro Brazil (ABC) - - Foco -

O STF (Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral) sus­pen­deu a liminar con­ce­di­da pe­lo TJ-SP (Tri­bu­nal de Jus­ti­ça de São Paulo) à Sa­besp na ação em que a com­pa­nhia es­ta­du­al exi­gia que o mu­ni­cí­pio de Santo An­dré in­cluís­se o va­lor de R$ 185 mi­lhões na peça or­ça­men­tá­ria anu­al e re­ser­vas­se a quan­tia pa­ra efe­tu­ar o pa­ga­men­to. A pre­fei­tu­ra ale­ga que a de­ci­são pro­vi­só­ria não cum­pria “o ri­to le­gal pa­ra pa­ga­men­to de pre­ca­tó­ri­os”.

No tex­to, pu­bli­ca­do na úl­ti­ma sex­ta-fei­ra, o mi­nis­tro Ri­car­do Lewan­dows­ki diz que o pa­ga­men­to não po­de ser fei­to sem “trân­si­to em jul­ga­do e sem a ex­pe­di­ção de pre­ca­tó­ri­os”, de­ven­do ser ob­ser­va­do o que de­ter­mi­na o re­gi­me cons­ti­tu­ci­o­nal so­bre pre­ca­tó­ri­os, cu­ja ordem de­ve ocor­rer “de ma­nei­ra pla­ne­ja­da e pre­vi­sí­vel” pe­lo mu­ni­cí­pio, sem que ha­ja pre­juí­zo às fi­nan­ças e ser­vi­ços pú­bli­cos.

Lewan­dows­ki diz na de­ci­são que não vi­sa ma­ni­fes­tar-se so­bre o mé­ri­to da ação ori­gi­nal da Sa­besp, mas, sim, de­ci­dir de for­ma a de­mons­trar que a con­ces­são de uma liminar à com­pa­nhia pe­la ins­tân­cia ju­di­ci­al do TJ pau­lis­ta in­ter­fe­riu no pro­ces­so le­gal e cons­ti­tu­ci­o­nal de pa­ga­men­to de pre­ca­tó­ri­os, o que ten­de a pro­vo­car le­são aos ser­vi­ços pú­bli­cos.

Em no­ta, o Se­ma­sa (Sa­ne­a­men­to Am­bi­en­tal de Santo An­dré), res­pon­sá­vel pe­lo fornecimento na ci­da­de, diz que a de­ci­são é “im­por­tan­te vi­tó­ria pa­ra Santo An­dré fren­te às ten­ta­ti­vas da em­pre­sa es­ta­du­al de in­ti­mi­dar o pre­fei­to ao di­vul­gar re­cen­te­men­te a fal­sa pos­si­bi­li­da­de de pri­são ca­so o va­lor não fos­se pa­go à Sa­besp”.

No mês pas­sa­do, o Me­tro Jor­nal no­ti­ci­ou que o se­tor ju­rí­di­co da Sa­besp en­trou com pe­di­do de pri­são do pre­fei­to Car­los Gra­na (PT) na Jus­ti­ça, ale­gan­do que o che­fe do Exe­cu­ti­vo não vi­nha cum­prin­do ordem ju­di­ci­al pa­ra in­clu­são do pa­ga­men­to da dí­vi­da no or­ça­men­to mu­ni­ci­pal. O Se­ma­sa diz que tem pa­go anu­al­men­te par­te do que de­ve.

A bri­ga ju­di­ci­al so­bre o va­lor co­bra­do pe­la Sa­besp no me­tro cú­bi­co de água é an­ti­ga. Os mu­ni­cí­pi­os, co­mo Santo An­dré e Mauá, ale­gam que o pre­ço é abu­si­vo. A es­ta­tal diz que ga­nhou na Jus­ti­ça o di­rei­to de co­brar o va­lor.

O de­par­ta­men­to ju­rí­di­co da Sa­besp foi pro­cu­ra­do pa­ra fa­lar so­bre a de­ci­são do STF, mas não re­tor­nou o con­ta­to do Me­tro Jor­nal até a con­clu­são des­ta edi­ção.

ME­TRO ABC

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.