Di­rei­to São Ber­nar­do te­rá co­tas

Metro Brazil (ABC) - - Foco -

A Fa­cul­da­de de Di­rei­to São Ber­nar­do, uma das ins­ti­tui­ções de en­si­no mais tra­di­ci­o­nais do ABC, vai ade­rir a co­tas ra­ci­ais, pa­ra pre­tos, par­dos e in­dí­ge­nas, e so­ci­ais, des­ti­na­das a can­di­da­tos de es­co­la pú­bli­ca. A re­ser­va de va­gas pas­sa a va­ler no ves­ti­bu­lar 2017.

Os dois pú­bli­cos te­rão 15% das va­gas, o equi­va­len­te a 72 do to­tal de 480 de­las. Elas se­rão di­vi­di­das igual­men­te en­tre ma­nhã e noi­te. O ob­je­ti­vo é al­can­çar 20% no fu­tu­ro.

Com a nova po­lí­ti­ca, se­ri­am pre­en­chi­das 85% das va­gas pe­los can­di­da­tos co­tis­tas e não-co­tis­tas que al­can­ças­sem os me­lho­res re­sul­ta­dos. As va­gas re­ma­nes­cen­tes (15%) se­ri­am pre­en­chi­das pe­los can­di­da­tos co­tis­tas, ini­ci­al­men­te pe­la lis­ta do cri­té­rio ra­ci­al e em sequên­cia por aque­la do cri­té­rio so­ci­o­e­conô­mi­co.

O te­ma é de­ba­ti­do há cer­ca de 3 anos na ins­ti­tui­ção. De acor­do com a au­tar­quia, co­le­ti­vos de es­tu­dan­tes ne­gros ti­ve­ram par­ti­ci­pa­ção in­ten­sa na nova po­lí­ti­ca. A apro­va­ção das co­tas acon­te­ceu no dia 21 de ju­nho, em reu­nião da Dou­ta Con­gre­ga­ção da fa­cul­da­de. Fo­ram 23 vo­tos a fa­vor e 2 con­tra.

A Di­rei­to São Ber­nar­do diz es­tu­dar tam­bém a ado­ção de pro­gra­mas de fi­nan­ci­a­men­to es­tu­dan­til, co­mo Fi­es e Prou­ni, do go­ver­no fe­de­ral. Mas afir­ma en­fren­tar pro­ble­mas bu­ro­crá­ti­cos por se tra­tar de uma ins­ti­tui­ção pú­bli­ca mu­ni­ci­pal, mes­mo co­bran­do men­sa­li­da­des. Exem­plo Na re­gião, a UFABC (Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral do ABC) foi pi­o­nei­ra na ado­ção de re­ser­va de va­gas pa­ra es­tu­dan­tes da re­de pú­bli­ca. Atu­al­men­te, 50% de­las se des­ti­nam pa­ra es­se pú­bli­co. Den­tro des­te per­cen­tu­al, tam­bém há va­gas re­ser­va­das pa­ra es­tu­dan­tes pre­tos, par­dos e ín­di­os.

ME­TRO ABC

| DIVULGAÇÃO/FDSBC

Fa­cul­da­de te­rá 72 va­gas pa­ra co­tas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.