Vo­ta­ção de pro­ces­so de cas­sa­ção de Cu­nha de­ve fi­car pa­ra agos­to

Câ­ma­ra de­ve en­trar em re­ces­so na pró­xi­ma se­ma­na, o que be­ne­fi­ci­a­ria de­pu­ta­do afas­ta­do. Re­la­tó­rio so­bre re­cur­so na CCJ fi­ca pa­ra hoje. Go­ver­no ten­ta adi­ar fol­ga pa­ra se­tem­bro

Metro Brazil (ABC) - - Brasil -

Di­an­te de des­gas­te e pres­sões pa­ra re­nun­ci­ar à pre­si­dên­cia da Câ­ma­ra, o de­pu­ta­do afas­ta­do Edu­ar­do Cu­nha (PMDB-RJ) ga­nha­rá uma so­bre­vi­da no pro­ces­so de cas­sa­ção do man­da­to, que só de­ve ser apre­ci­a­do pe­lo ple­ná­rio em agos­to.

A da­ta do julgamento es­ta­va pre­vis­ta pa­ra 20 de ju­lho. Ocor­re que um pe­di­do de vista do re­la­tó­rio so­bre o re­cur­so da de­fe­sa de Cu­nha, apre­sen­ta­do na CCJ (Co­mis­são de Cons­ti­tui­ção e Jus­ti­ça), con­tra o pro­ces­so de per­da de man­da­to aber­to pe­lo Con­se­lho de Éti­ca, pro­vo­ca­rá a re­vi­são do cro­no­gra­ma.

A da­ta do julgamento fi­nal fi­ca­rá in­de­fi­ni­da em ra­zão do re­ces­so par­la­men­tar de 15 di­as, a par­tir da pró­xi­ma se­ma­na, se­guin­do o cro­no­gra­ma fi­xa­do pe­lo pre­si­den­te do Se­na­do, Re­nan Ca­lhei­ros (PMDB-AL). So­men­te a Co­mis­são Es­pe­ci­al do Im­pe­a­ch­ment fun­ci­o­na­rá du­ran­te o pe­río­do. Re­cur­so Ro­nal­do Fon­se­ca (Pros-DF) dei­xou pa­ra hoje a en­tre­ga na CCJ do pa­re­cer so­bre o re­cur­so da de­fe­sa de Cu­nha. O atra­so te­ve o aval do pre­si­den­te da CCJ, Os­mar Ser­ra­glio (PMDB-PR), que já mar­cou a vo­ta­ção da con­clu­são pa­ra ama­nhã. Tan­to Fon­se­ca quan­to Ser­ra­glio são ali­a­dos de Cu­nha. O re­la­tó­rio se­rá vo­ta­do pe­los 66 de­pu­ta­dos do co­le­gi­a­do.

Pa­ra evi­tar que a cas­sa­ção vá ao ple­ná­rio na pró­xi­ma se­ma­na, ali­a­dos de Cu­nha irão pe­dir vista do re­la­tó­rio, em­pur­ran­do a vo­ta­ção na CCJ pa­ra a pró­xi­ma se­ma­na, in­vi­a­bi­li­zan­do a aná­li­se do ple­ná­rio ain­da es­te mês.

Se for acei­ta qual­quer quei­xa do ad­vo­ga­do Mar­ce­lo No­bre – que ale­ga res­tri­ção do di­rei­to de de­fe­sa e er­ros na con­du­ção do pro­ces­so, por exem­plo –, a ação de­ve re­tor­nar ao Con­se­lho de Éti­ca. Pre­o­cu­pa­ção Por lei, o Con­gres­so só de­ve­ria en­trar em re­ces­so com a apro­va­ção da LDO (Lei de Di­re­tri­zes Or­ça­men­tá­ri­as), uma es­pé­cie de ras­cu­nho do Or­ça­men­to de 2017. A vo­ta­ção nos pró­xi­mos 10 di­as, po­rém, é im­pro­vá­vel.

A pau­sa dos tra­ba­lhos da Câ­ma­ra e do Se­na­do pre­o­cu­pa o Pa­lá­cio do Pla­nal­to, que pre­ten­de ace­le­rar ao má­xi­mo a vo­ta­ção de pro­je­tos da agen­da. O lí­der do go­ver­no na Câ­ma­ra, An­dré Mou­ra (PSC-SE), ten­ta ne­go­ci­ar um adi­a­men­to do re­ces­so pa­ra o fim de se­tem­bro, às vés­pe­ras das elei­ções mu­ni­ci­pais. A pro­pos­ta se­rá le­va­da aos lí­de­res par­ti­dá­ri­os.

ME­TRO BRA­SÍ­LIA

| VALTER CAMPANATO/ABR

Cu­nha de­ve ga­nhar tem­po pa­ra con­ven­cer de­pu­ta­dos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.