Rei­no Uni­do. ‘Qu­e­ro mi­nha vi­da de vol­ta’, diz ex-lí­der di­rei­tis­ta após re­nún­cia

Metro Brazil (ABC) - - Mundo -

O lí­der do par­ti­do de di­rei­ta bri­tâ­ni­co Ukip (Par­ti­do de In­de­pen­dên­cia do Rei­no Uni­do), Ni­gel Fa­ra­ge, anun­ci­ou on­tem sua re­nún­cia após al­can­çar o ob­je­ti­vo de ven­cer o re­fe­ren­do pe­la saí­da do Rei­no Uni­do da União Eu­ro­peia, na mais re­cen­te re­vi­ra­vol­ta no con­tur­ba­do ce­ná­rio po­lí­ti­co do país.

A re­nún­cia po­de dei­xar um dos mais efe­ti­vos e im­por­tan­tes lí­de­res da cam­pa­nha an­ti-UE de fo­ra do de­ba­te so­bre co­mo o Rei­no Uni­do vai rom­per os la­ços com os ou­tros 27 paí­ses do blo­co. Mas tam­bém po­de dar ao par­ti­do Ukip -– que sob o sis­te­ma elei­to­ral bri­tâ­ni­co ob­te­ve ape­nas um as­sen­to no Par­la­men­to no ano pas­sa­do ape­sar de ter re­ce­bi­do 12,6% dos vo­tos – uma opor­tu­ni­da­de pa­ra es­co­lher uma fi­gu­ra me­nos po­la­ri­za­do­ra e as­su­mir um pa­pel prin­ci­pal em um qua­dro po­lí­ti­co ra­di­cal­men­te mo­di­fi­ca­do.

“Eu nun­ca fui e nun­ca quis ser um po­lí­ti­co de car­rei­ra. Meu ob­je­ti­vo na po­lí­ti­ca era ti­rar o Rei­no Uni­do da União Eu­ro­peia”, dis­se on­tem Fa­ra­ge.

“Du­ran­te a cam­pa­nha do re­fe­ren­do, eu dis­se ‘qu­e­ro meu país de vol­ta’. O que eu es­tou di­zen­do hoje é ‘qu­e­ro a mi­nha vi­da de vol­ta’, e is­so co­me­ça bem ago­ra”.

ME­TRO

| NEIL HALL/REUTERS

Fa­ra­ge: ob­je­ti­vo era ti­rar o Rei­no Uni­do da UE

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.