IOWA: O OVAL DE 18S POR VOL­TA

Metro Brazil (ABC) - - Esporte - HELIO CAS­TRO­NE­VES HELIO.CAS­TRO­NE­VES @ME­TRO­JOR­NAL.COM.BR

Oi pes­so­al, tu­do bem? On­tem, aqui nos Es­ta­dos Uni­dos, foi fe­ri­a­do na­ci­o­nal, o In­de­pen­den­ce Day. É um dia im­por­tan­te pa­ra o po­vo ame­ri­ca­no e to­dos ma­ni­fes­tam de al­gu­ma ma­nei­ra o amor pe­lo país. É mui­to ba­ca­na o que acon­te­ce. Mas nem por ser fe­ri­a­do dei­xei de de­di­car um tem­po pa­ra a nos­sa con­ver­sa se­ma­nal aqui pe­lo Me­tro.

Nes­te do­min­go já tem cor­ri­da no­va­men­te e des­ta vez se­rá no Iowa Spe­edway, o oval mais cur­to do ca­len­dá­rio que fi­ca na ci­da­de de New­ton, em Iowa. A re­gião faz par­te do gran­de cin­tu­rão do mi­lho nos Es­ta­dos Uni­dos, daí o no­me Iowa Corn 300. Por oval cur­to en­ten­da-se uma pis­ta que me­de 0,894 mi­lha ou 1,4 km.

A gen­te com­ple­ta uma vol­ta na ca­sa dos 18 se­gun­dos. O re­cor­de em vol­ta úni­ca em Qu­a­lifying é meu, com 17s2283 ou al­go em tor­no de 300 km/h de mé­dia. Não é pre­ci­so di­zer que tem o his­tó­ri­co de ser uma cor­ri­da bas­tan­te dis­pu­ta­da e o trá­fe­go é in­ten­so. Cos­tu­ma ser tam­bém uma pro­va com uma quan­ti­da­de ra­zoá­vel de ban­dei­ras ama­re­las. No ano pas­sa­do, por exem­plo, fo­ram seis. Den­tro da nor­ma­li­da­de são qua­tro ou cin­co pa­ra­das. Mais do que is­so é que hou­ve con­fu­são.

Iowa é uma da­que­las cor­ri­das que, na prá­ti­ca, lar­gar na po­le não é fun­da­men­tal. Há inú­me­ras al­ter­na­ti­vas du­ran­te as 300 vol­tas que per­mi­tem re­ver­ter uma po­si­ção ruim no grid. Mas is­so não sig­ni­fi­ca di­zer que nin­guém vai se em­pe­nhar pa­ra ser o Po­le Win­ner. Além de tu­do o que é le­gal ao fa­zer uma po­le, não po­de­mos es­que­cer de um item mui­to im­por­tan­te do ca­len­dá­rio que é o pon­to ex­tra pa­ra quem con­quis­tar o Qu­a­lifying.

Mas al­guém po­de per­gun­tar: Com tan­to pon­to em jo­go, Cas­tro­ne­ves, vo­cê vai se pre­o­cu­par com um pon­ti­nho des­ses? A res­pos­ta é: Sim, vou atrás des­se pon­ti­nho.

E o mo­ti­vo é sim­ples. Eu te­nho con­vic­ção de que a de­ci­são do tí­tu­lo de 2016 se­rá uma das mais aper­ta­das da his­tó­ria da IndyCar. Vo­cês es­tão ve­ri­fi­can­do ao lon­go do ano co­mo são cons­tan­tes as mu­dan­ças nas pri­mei­ras co­lo­ca­ções e a enor­me quan­ti­da­de de pon­tos em jo­go faz com as chan­ces de ca­da um es­te­jam bem aber­tas.

Eu gos­ta­ria de es­tar me­lhor na clas­si­fi­ca­ção a es­sa al­tu­ra, mas o im­por­tan­te é que há mui­to es­pa­ço pa­ra vi­rar es­se jo­go. Além das vi­tó­ri­as, um cam­pe­o­na­to é cons­truí­do com re­gu­la­ri­da­de e pon­tu­a­ção ro­bus­ta. Não fu­gi­rei des­se ca­mi­nho e qu­e­ro ca­da pon­to que pu­der con­quis­tar.

Pa­ra ter­mi­nar, qu­e­ro con­vi­dar a to­dos a es­ta­rem li­ga­dos nas emis­so­ras do Gru­po Ban­dei­ran­tes pa­ra acom­pa­nhar a Iowa Corn 300. Trei­nos e Qu­a­lifying acon­te­ce­rão no sá­ba­do e a pro­va, do­min­go, te­rá lar­ga­da às 18h30, no ho­rá­rio de Bra­sí­lia. For­te abra­ço a to­dos e va­mos que va­mos!

Helio Cas­tro­ne­ves, 41, nas­ceu em São Paulo e foi cri­a­do em Ri­bei­rão Pre­to. É o pi­lo­to bra­si­lei­ro com mais vi­tó­ri­as na Indy, com 27 con­quis­tas, e ven­ceu três edi­ções da Indy 500 (2001, 2002 e 2009). Dis­pu­ta em 2016 sua 19ª tem­po­ra­da na ca­te­go­ria e 17ª pe­lo Te­am Pens­ke.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.