Re­or­ga­ni­za­ção es­co­lar vol­ta à pau­ta es­ta­du­al

Se­cre­tá­rio de Edu­ca­ção afir­ma que governo não aban­do­nou a ideia de re­ma­ne­ja­men­to de alu­nos

Metro Brazil (ABC) - - Front Page -

O se­cre­tá­rio es­ta­du­al da Edu­ca­ção, Jo­sé Re­na­to Na­li­ni, dis­se on­tem em Cam­pi­nas que o governo não ape­nas não desistiu da cha­ma­da “re­or­ga­ni­za­ção es­co­lar”, co­mo vai man­ter o re­ma­ne­ja­men­to de alu­nos – prin­ci­pal pon­to do pro­je­to e que le­vou es­co­las à con­vul­são no ano pas­sa­do. “É im­pos­sí­vel con­ser­var uma es­tru­tu­ra es­tá­ti­ca, de um or­ga­nis­mo que é di­nâ­mi­co”, dis­se o se­cre­tá­rio, re­fe­rin­do-se a con­ta fei­ta pe­lo governo que iden­ti­fi­cou cer­ca de 2 mi­lhões de va­gas oci­o­sas em cen­te­nas de uni­da­des por causa da mu­ni­ci­pa­li­za­ção e mu­dan­ça de­mo­grá­fi­ca. Além do re­ma­ne­ja­men­to – que iria atin­gir 300 mil alu­nos – o pro­je­to pre­ten­de di­vi­dir as es­co­las em ci­clos, se­pa­ran­do alu­nos do en­si­no fun­da­men­tal I, en­si­no fun­da­men­tal II e en­si­no mé­dio em uni­da­des di­fe­ren­tes.

Edi­ta­do no ano pas­sa­do, o pro­je­to re­ce­beu inú­me­ras crí­ti­cas. Pa­ra os alu­nos, iria re­pre­sen­tar o fe­cha­men­to de es­co­las. No au­ge da cri­se, em de­zem­bro, 213 es­co­las no Es­ta­do fo­ram to­ma­das por es­tu­dan­tes, se­gun­do le­van­ta­men­to da Ape­o­esp (As­so­ci­a­ção de Pro­fes­so­res do Es­ta­do). O go­ver­na­dor Ge­ral­do Alck­min (PSDB) re­sol­veu sus­pen­der a pro­pos­ta pa­ra re­a­va­li­a­ção.

“Não po­de­mos di­zer que es­se pro­je­to es­te­ja se­pul­to”, afir­mou Na­li­ni, que ga­ran­tiu que vai ou­vir pro­fes­so­res, es­tu­dan­tes, pais e es­pe­ci­a­lis­tas, an­tes de uma no­va to­ma­da de de­ci­são.

| MARLENE BERGAMO/FOLHAPRESS

Es­tu­dan­tes em ocu­pa­ção na Fer­não Di­as Pa­es

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.