Qu­a­dri­lha dá mil ti­ros em as­sal­to

Rou­bo a trans­por­ta­do­ra de va­lo­res tem uma hora de ti­ro­teio em Ri­bei­rão Pre­to: R$ 60 mi­lhões de pre­juí­zo

Metro Brazil (ABC) - - Front Page -

Pa­re­cia uma gu­er­ra. O ti­ro­teio du­rou cer­ca de uma hora, com ar­ma­men­to pe­sa­do. Ex­plo­sões com di­na­mi­te.

Em meio a es­se ce­ná­rio, os mo­ra­do­res do bair­ro Cam­pos Elí­se­os, de Ri­bei­rão Pre­to (313 km de SP), fo­ram des­per­ta­dos por vol­ta das 4h de on­tem e tes­te­mu­nha­ram o as­sal­to à se­de da Pro­se­gur, empresa de trans­por­te de va­lo­res, que ter­mi­nou com a mor­te de um po­li­ci­al ro­do­viá­rio.

E quan­do acor­da­ram es­ta­vam no es­cu­ro, por­que o ti­ro­teio e as ex­plo­sões da­ni­fi­ca­ram cin­co trans­for­ma­do­res, se­gun­do a CPFL (Com­pa­nhia Pau­lis­ta de For­ça e Luz). Hou­ve mo­ra­do­res que re­la­ta­ram ter su­as ca­sas in­va­di­das por in­te­gran­tes da qu­a­dri­lha, que le­va­ram os car­ros na fu­ga.

Ao ama­nhe­cer, mo­ra­do­res e po­li­ci­ais vi­ram o re­sul­ta­do: a fa­cha­da da se­de da empresa es­ta­va des­truí­da, os car­ros-for­tes es­ta­ci­o­na­dos em fren­te tam­bém des­tro­ça­dos, cáp­su­las de ar­mas es­pa­lha­das pe­lo chão e mar­cas de ti­ros em di­ver­sos imó­veis. Hou­ve ti­ros até de ba­las ca­li­bre .50, ca­pa­zes de der­ru­bar avião.

“Fo­ram cer­ca de mil ti­ros”, dis­se o de­le­ga­do João Osins­ki Ju­ni­or, di­re­tor do De­par­ta­men­to de Po­lí­cia Ju­di­ciá­ria do Interior.

A qu­a­dri­lha, com cer­ca de 20 ho­mens, che­gou em apro­xi­ma­da­men­te dez veí­cu­los. Os ban­di­dos usa­ram ca­mi­nhões e até uma re­tro­es­ca­va­dei­ra pa­ra blo­que­ar ru­as no en­tor­no da empresa, além de es­pa­lha­rem gram­pos pa­ra fu­rar os pneus de vi­a­tu­ras po­li­ci­ais que ten­tas­sem che­gar.

Usa­ram di­na­mi­te pa­ra ex­plo­dir a fa­cha­da da Pro­se­gur e re­sis­ti­ram num ti­ro­teio du­ran­te qua­se uma hora à po­lí­cia. Fu­gi­ram le­van­do uma quan­tia que não foi re­ve­la­da pe­la po­lí­cia ou pe­la empresa, mas que foi es­ti­ma­da em R$ 60 mi­lhões.

Na fu­ga, eles ma­ta­ram o ca­bo Tar­ci­sio Wil­ker Go­mes, 43 anos, já na via Anhan­gue­ra. Ele dei­xa um fi­lho de oi­to anos. Tam­bém co­lo­ca­ram fo­go em veí­cu­los e, em um de­les, po­li­ci­ais en­con­tra­ram um ho­mem quei­ma­do, que foi le­va­do ao hos­pi­tal em es­ta­do gra­ve e não ti­nha si­do iden­ti­fi­ca­do até a noi­te. Cam­pi­nas e San­tos O mo­dus ope­ran­di da qu­a­dri­lha lem­bra ações se­me­lhan­tes ocor­ri­das em Cam­pi­nas (93 km de SP), em mar­ço, e em San­tos (li­to­ral), em abril des­te ano, tam­bém pa­ra as­sal­tar em­pre­sas de trans­por­te de va­lo­res.

“O tra­ba­lho de in­te­li­gên­cia por eles de­sen­vol­vi­do nos le­va a crer que se­ja a mes­ma qu­a­dri­lha ou os mes­mos che­fes”, dis­se o de­le­ga­do.

Na tar­de de on­tem, a po­lí­cia lo­ca­li­zou uma chá­ca­ra usa­da pe­los la­drões pa­ra se hos­pe­dar na ci­da­de des­de quin­ta da se­ma­na pas­sa­da. A Se­cre­ta­ria de Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca in­for­mou que o po­li­ci­a­men­to da ci­da­de foi re­for­ça­do.

| AL­FRE­DO RISK /FUTURA PRESS

Fa­cha­da da trans­por­ta­do­ra fi­cou pa­re­cen­do ce­ná­rio de gu­er­ra; no des­ta­que, mu­ni­ção ca­li­bre .50

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.