PNE com­ple­ta dois anos sem atin­gir me­tas

Avan­ços con­si­de­ra­dos es­tra­té­gi­cos não fo­ram im­ple­men­ta­dos, com­pro­me­ten­do in­clu­são es­co­lar e in­ves­ti­men­tos

Metro Brazil (ABC) - - Educação -

O PNE (Pla­no Na­ci­o­nal de Edu­ca­ção) com­ple­tou dois anos sem cum­prir ne­nhu­ma das 14 ações pre­vis­tas pa­ra es­te ano. No to­tal, são 20 me­tas que de­vem ser atin­gi­das em dez anos, mas com pra­zos par­ci­ais pa­ra avan­ços em áre­as con­si­de­ra­das es­tra­té­gi­cas, que po­dem com­pro­me­ter os ob­je­ti­vos pa­ra 2024.

Atra­sos afe­tam prin­ci­pal­men­te a in­clu­são es­co­lar e a de­fi­ni­ção de re­gras de in­ves­ti­men­to. Um pon­to que po­de atra­pa­lhar o avan­ço do pla­no, se­gun­do es­pe­ci­a­lis­tas, é a não re­gu­la­men­ta­ção do sis­te­ma na­ci­o­nal de edu­ca­ção, que de­ve re­de­fi­nir as res­pon­sa­bi­li­da­des e atri­bui­ções da União, Es­ta­dos e mu­ni­cí­pi­os.

O sis­te­ma in­clui a cri­a­ção de um me­ca­nis­mo de fi­nan­ci­a­men­to e um dis­po­si­ti­vo cha­ma­do CAQi (Cus­to-Alu­no Qua­li­da­de ini­ci­al), que tra­duz em va­lo­res o in­ves­ti­men­to ne­ces­sá­rio, por alu­no, pa­ra ga­ran­tir edu­ca­ção de qua­li­da­de. O atra­so com­pro­me­te o cum­pri­men­to do PNE, ana­li­sa Ale­jan­dra Me­raz Ve­las­co, su­pe­rin­ten­den­te da ONG To­dos Pe­la Edu­ca­ção. “As res­pon­sa­bi­li­da­des de exe­cu­ção e fi­nan­cei­ra con­ti­nu­am de­pen­den­do da boa von­ta­de e sin­to­nia de go­ver­nos e ato­res.”

Ter­mi­nou tam­bém o pra­zo pa­ra a uni­ver­sa­li­za­ção do aces­so à es­co­la­ri­za­ção, de cri­an­ças de 4 a 5 anos (na pré-escola), e de jo­vens de 15 a 17 anos (no en­si­no mé­dio). E as me­tas não fo­ram cum­pri­das. Ou­tra ação con­si­de­ra­da es­sen­ci­al e que não avan­çou é a cri­a­ção de po­lí­ti­ca na­ci­o­nal de for­ma­ção de pro­fes­so­res. “Cor­po do­cen­te me­lhor for­ma­do, re­mu­ne­ra­do, com bo­as con­di­ções de tra­ba­lho e car­rei­ra mais atra­en­te se tra­du­zi­rá em me­lho­res con­di­ções de en­si­no”, de­fen­de Ale­jan­dra.

Crí­ti­cos di­zem que o pro­ces­so de im­pe­a­ch­ment em­per­rou o PNE. A su­pe­rin­ten­den­te do Cen­pec (Cen­tro de Es­tu­dos e Pes­qui­sas em Edu­ca­ção, Cul­tu­ra e Ação Co­mu­ni­tá­ria), An­na He­le­na Al­ten­fel­der, dis­cor­da. “Tra­ta-se de po­lí­ti­ca de es­ta­do, não de um ou ou­tro governo”. METRO

| ANDRÉ POR­TO/METRO

En­tre as me­tas atra­sa­das, o aces­so de cri­an­ças na pré-escola

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.