‘Não es­pe­rem uma No­va York ou Lon­dres’, com­pa­ra Pa­es

Metro Brazil (ABC) - - Esporte -

Os ques­ti­o­na­men­tos da im­pren­sa in­ter­na­ci­o­nal têm in­co­mo­da­do o pre­fei­to Edu­ar­do Pa­es, que cha­mou on­tem de “pal­pi­tei­ro” e “tu­ris­tas” quem critica as obras de sua ges­tão, prin­ci­pal­men­te li­ga­das à Olim­pía­da, mas que só cir­cu­la em áre­as tu­rís­ti­cas.

“As pes­so­as ima­gi­na­vam que a Olim­pía­da fos­se re­sol­ver os pro­ble­mas do Brasil ou se­ria o mo­ti­vo de­les. Nem um, nem ou­tro. Ela foi uma opor­tu­ni­da­de de se tor­nar uma ci­da­de me­lhor. Não es­pe­rem uma Chi­ca­go, No­va York ou Lon­dres. Com­pa­rem o Rio com o Rio”, afir­mou Pa­es, du­ran­te even­to que mar­cou um mês pa­ra o iní­cio dos Jo­gos.

O pre­fei­to tam­bém re­cla­mou das crí­ti­cas so­bre os gas­tos. “O cus­to no dos­siê era de U$S 6,4 bi­lhões e caiu pa­ra US$ 4,1 bi­lhões, re­du­ção de 35%. Pe­la pri­mei­ra vez na his­tó­ria, a pre­vi­são foi me­nor do que o re­al. Os gas­tos da pre­fei­tu­ra com es­tá­di­os fo­ram de R$ 732 mi­lhões, 1% do que se gas­tou com Edu­ca­ção e Saúde no mes­mo pe­río­do”, com­pa­rou Pa­es, anun­ci­an­do que o Par­que Olím­pi­co es­tá com 100% das obras con­cluí­das – mes­mo sa­ben­do que o ve­ló­dro­mo pas­sa por in­ter­ven­ções.

No­vi­da­de anun­ci­a­da on­tem fo­ram os des­ti­nos do Par­que Aquá­ti­co, que se­rá des­mon­ta­do em du­as pis­ci­nas olím­pi­cas di­fe­ren­tes. Uma vai pa­ra o Par­que Ma­du­rei­ra. A ou­tra irá pa­ra um no­vo par­que que se­rá cons­truí­do em Cam­po Gran­de.

Du­ran­te o even­to, o pre­si­den­te do Co­mi­tê Rio-2016 e do COB, Car­los Arthur Nuz­man, afir­mou que es­pe­ra que o LBCD (La­bo­ra­tó­rio Bra­si­lei­ro de Con­tro­le de Do­pa­gem) se­ja re­cre­den­ci­a­do an­tes do iní­cio da Olim­pía­da. J.C.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.