Após 5 anos, Son­da Ju­no che­ga à ór­bi­ta de Jú­pi­ter

Metro Brazil (ABC) - - Economia - Ve­ja mais no me­tro­jor­nal.com.br

A son­da es­pa­ci­al nor­te-ame­ri­ca­na Ju­no com­ple­tou uma jor­na­da de cin­co anos até Jú­pi­ter na ma­dru­ga­da de on­tem com uma mis­são tu­do ou na­da pa­ra se lan­çar na ór­bi­ta do mai­or pla­ne­ta do sis­te­ma so­lar, on­de per­ma­ne­ce­rá du­ran­te 20 me­ses pa­ra des­co­brir co­mo e on­de ele se for­mou.

“Che­ga­mos lá. Es­ta­mos em ór­bi­ta. Con­quis­ta­mos Jú­pi­ter”, dis­se o ci­en­tis­ta e lí­der da mis­são, Scott Bol­ton. “Ago­ra co­me­ça a di­ver­são”.

A Ju­no, da Na­sa, irá pas­sar os pró­xi­mos três me­ses se po­si­ci­o­nan­do pa­ra co­me­çar a es­tu­dar o que es­tá es­con­di­do de­bai­xo das nu­vens es­pes­sas de Jú­pi­ter e ma­pe­ar os cam­pos mag­né­ti­cos co­los­sais do pla­ne­ta.

Vo­an­do em ór­bi­tas com du­ra­ção de 14 di­as ca­da uma, a Ju­no tam­bém irá pro­cu­rar in­dí­ci­os de que Jú­pi­ter tem um cen­tro den­so e me­dir quan­ta água exis­te em sua at­mos­fe­ra, uma me­di­da es­sen­ci­al pa­ra se de­ter­mi­nar quão lon­ge do Sol o gi­gan­te ga­so­so se for­mou.

As ori­gens de Jú­pi­ter, por sua vez, afe­ta­ram o de­sen­vol­vi­men­to e a po­si­ção do res­to dos pla­ne­tas, in­cluin­do a Ter­ra e sua lo­ca­li­za­ção, for­tui­ta mas pro­pí­cia à evo­lu­ção da vi­da.

A ór­bi­ta de Jú­pi­ter é cin­co ve­zes mais dis­tan­te do Sol do que a da Ter­ra, mas o pla­ne­ta gi­gan­te po­de ter sur­gi­do em ou­tro lo­cal e mi­gra­do, trom­ban­do com pla­ne­tas ir­mãos me­no­res du­ran­te o tra­je­to.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.