Re­la­tor pe­de pa­ra anu­lar a vo­ta­ção con­tra Cu­nha

Ali­a­do do pre­si­den­te afas­ta­do da Câ­ma­ra, Ro­nal­do Fon­se­ca (Pros-DF) con­cor­da com par­te das ale­ga­ções da de­fe­sa e afir­ma que vo­tos no­mi­nais fo­ram ile­gais. Aná­li­se do re­la­tó­rio foi mar­ca­da pa­ra a pró­xi­ma 2ª fei­ra. Se a te­se ven­cer, pro­ces­so vol­ta ao Con­se­lho

Metro Brazil (ABC) - - Front Page - MARCELO FREI­TAS

Re­la­tor do recurso de Edu­ar­do Cu­nha (PMDB-RJ) na CCJ (Co­mis­são de Cons­ti­tui­ção e Jus­ti­ça) con­tra o pro­ces­so de cas­sa­ção, Ro­nal­do Fon­se­ca (Pros-DF) ale­gou que a vo­ta­ção no Con­se­lho de Éti­ca foi ile­gal e de­ve­rá ser re­fei­ta. Hou­ve pe­di­do de vis­ta e a vo­ta­ção do re­la­tó­rio foi mar­ca­da pa­ra se­gun­da-fei­ra.

Pa­ra Fon­se­ca, os de­pu­ta­dos de­ve­ri­am vo­tar con­tra ou a fa­vor do re­la­tó­rio de Mar­cos Ro­gé­rio (DEM-RO) ape­nas no pai­nel ele­trô­ni­co, sem a cha­ma­da no­mi­nal. “Mu­dar abrup­ta­men­te e à mín­gua de nor­ma le­gal ou re­gi­men­tal a sis­te­má­ti­ca de vo­ta­ção re­pre­sen­tou um pre­juí­zo enorme pa­ra o re­pre­sen­ta­do, em fa­ce do ine­gá­vel efei­to cas­ca­ta, re­co­nhe­ci­do até mes­mo pe­los seus opo­si­to­res”, jus­ti­fi­cou o re­la­tor, ci­tan­do a mu­dan­ça de en­ten­di­men­to de Wla­di­mir Cos­ta (SD-PA) a par­tir do vo­to da Tia Eron (PRB-BA).

O re­la­tor re­jei­tou os ou­tros 15 ques­ti­o­na­men­tos do recurso de Cu­nha, co­mo, por exem­plo, par­ci­a­li­da­de na con­du­ção do pro­ces­so; res­tri­ção do di­rei­to de de­fe­sa; e ile­ga­li­da­de na no­me­a­ção do re­la­tor.

O re­la­tó­rio de 69 pá­gi­nas se­rá vo­ta­do pe­los 66 in­te­gran­tes da CCJ. Se for apro­va­do, a vo­ta­ção se­rá re­fei­ta no Con­se­lho de Éti­ca. Em ca­so de re­jei­ção, o pro­ces­so de cas­sa­ção se­gui­rá pa­ra o ple­ná­rio – com aná­li­se pre­vis­ta pa­ra agos­to.

“O fa­to de ser no­mi­nal não re­duz a trans­pa­rên­cia da vo­ta­ção”, re­ba­teu Mar­cos Ro­gé­rio, que apre­sen­tou vo­to em se­pa­ra­do pa­ra con­tes­tar Fon­se­ca. O PSOL tam­bém tem re­la­tó­rio pa­ra­le­lo pron­to.

“O ple­ná­rio do con­se­lho é so­be­ra­no. Não acre­di­to que o recurso pros­pe­re”, ava­li­ou o pre­si­den­te do co­le­gi­a­do, Jo­sé Car­los Araú­jo (PR-BA).

De­fe­sa Cu­nha afir­mou que com­pa­re­ce­rá à CCJ na pró­xi­ma se­ma­na. “Com­pa­re­ce­rei com cer­te­za na ses­são de dis­cus­são e vo­ta­ção pa­ra o exer­cí­cio da mi­nha de­fe­sa”, es­cre­veu nas re­des so­ci­ais.

“A si­tu­a­ção é di­fí­cil. Ele tem de vir e fa­zer a de­fe­sa política”, afir­mou o ad­vo­ga­do de de­fe­sa, Marcelo No­bre.

| ALAN MARQUES/FOLHAPRESS

Ali­a­do de Cu­nha, Fon­se­ca diz ter ‘cons­ci­ên­cia lim­pa’

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.