Ar se­co dei­xa pos­tos de saú­de lo­ta­dos no ABC

Bai­xa umi­da­de ele­vou em até 40% os aten­di­men­tos de pa­ci­en­tes com pro­ble­mas res­pi­ra­tó­ri­os

Metro Brazil (ABC) - - Front Pa­ge - VA­NES­SA SE­LI­CA­NI

O som de tos­se es­tá no ar. E o mo­ti­vo pa­ra a sen­sa­ção de des­con­for­to no sis­te­ma res­pi­ra­tó­rio que tem lo­ta­do pos­tos de saú­de da re­gião é a que­da na umi­da­de re­la­ti­va.

De acor­do com me­di­ção re­a­li­za­da pe­la es­ta­ção me­te­o­ro­ló­gi­ca do Se­ma­sa (Ser­vi­ço Mu­ni­ci­pal de Sa­ne­a­men­to Am­bi­en­tal), a ta­xa de umi­da­de che­gou a mí­ni­ma de 33% às 13h de on­tem na ci­da­de. Não cho­ve na re­gião des­de o dia 26 de ju­nho e a pre­vi­são é que con­ti­nue as­sim até o fim de se­ma­na.

A OMS (Or­ga­ni­za­ção Mun­di­al da Saú­de) con­si­de­ra a fai­xa en­tre 20% e 30% es­ta­do de aten­ção. O ní­vel ide­al pa­ra o or­ga­nis­mo é en­tre 40% e 70%. Abai­xo dis­so, o pro­fes­sor res­pon­sá­vel pe­la dis­ci­pli­na de pneu­mo­lo­gia da Fa­cul­da­de de Me­di­ci­na do ABC, Elie Fiss, afir­ma que já é pos­sí­vel se ob­ser­var pro­ble­mas na saú­de.

“Além da pi­o­ra das do­en­ças res­pi­ra­tó­ri­as, tos­se e ca­tar­ro, a bai­xa umi­da­de do ar fa­ci­li­ta o apa­re­ci­men­to de in­fec­ções vi­rais ou bac­te­ri­a­nas das vi­as aé­re­as, pois di­mi­nui a imu­ni­da­de do in­di­ví­duo. Tam­bém pro­vo­ca ar­dên­cia e res­se­ca­men­to dos olhos, pe­le, na­riz e bo­ca”, ex­pli­cou.

As pre­fei­tu­ras con­fir­mam au­men­to na pro­cu­ra mé­di­ca. Des­de mar­ço, quan­do o ve­rão che­gou ao fim, São Ca­e­ta­no afir­ma ter re­gis­tra­do au­men­to de 20% de pa­ci­en­tes com do­en­ças res­pi­ra­tó­ri­as que pro­cu­ram pe­los pron­to-so­cor­ros. Em San­to An­dré, a es­ti­ma­ti­va é de cres­ci­men­to em 40%. A ci­da­de re­gis­trou mé­dia de 200 in­ter­na­ções por mês de pa­ci­en­tes com pro­ble­mas de res­pi­ra­ção des­de mar­ço.

O pneu­mo­lo­gis­ta afir­ma que in­ge­rir bas­tan­te água aju­da a re­du­zir os sin­to­mas ge­ra­dos pe­lo tem­po se­co.

| TI­A­GO SIL­VA/ME­TRO ABC

Céu da ci­da­de de San­to An­dré no fim de tar­de de on­tem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.