Por­tu­gal ba­te Ga­les e es­tá na fi­nal da Euro

Ti­me faz 2 a 0 e es­pe­ra ven­ce­dor do con­fron­to en­tre Fran­ça e Ale­ma­nha

Metro Brazil (ABC) - - Front Page - FER­NAN­DO VALEIKA

No es­pe­ra­do du­e­lo en­tre os ga­lác­ti­cos Cris­ti­a­no Ro­nal­do, de Por­tu­gal, e Ga­reth Ba­le, de País de Ga­les, em Lyon, quem le­vou a me­lhor foi CR7. Ele co­man­dou a vi­tó­ria da se­le­ção lusa por 2 a 0, na se­mi­fi­nal da Eu­ro­co­pa. O ou­tro finalista na de­ci­são de do­min­go se­rá co­nhe­ci­do ho­je, no jo­go en­tre Fran­ça e Ale­ma­nha – leia mais abai­xo.

Aos 5 mi­nu­tos do se­gun­do tem­po, lo­go de­pois da co­bran­ça de um es­can­teio, ele pu­lou bem mais al­to do que o za­guei­ro Ches­ter e mar­cou de ca­be­ça, im­pla­cá­vel. O gol fez com que os ga­le­ses se abris­sem, des­sem mais es­pa­ço. E is­so foi fa­tal. Aos 8, em uma jo­ga­da do pró­prio ca­mi­sa 7, que chu­tou de fo­ra da área, Na­ni mar­cou o se­gun­do, ao des­vi­ar o ar­re­ma­te, dei­xan­do o go­lei­ro Hen­nes­sey sem chan­ces de defender. Ape­sar da va­len­tia de Ba­le e seus com­pa­nhei­ros, des­ta vez, não deu pa­ra eles.

Até a al­tu­ra do pri­mei­ro gol, o jo­go es­ta­va mo­vi­men­ta­do, bom de as­sis­tir. Mas sem que ne­nhu­ma das du­as equi­pes le­vas­se lá mui­to pe­ri­go à ou­tra, com as de­fe­sas bem po­si­ci­o­na­das e pou­cas opor­tu­ni­da­des sen­do cri­a­das. No pri­mei­ro tem­po, os por­tu­gue­ses abu­sa­ram das bo­las al­tas cru­za­das, en­quan­to os ga­le­ses só se ar­ris­ca­ram com chu­tes de fo­ra da área, com o ga­lác­ti­co de Ga­les jo­gan­do pra­ti­ca­men­te so­li­tá­rio no ata­que.

Sem a pre­sen­ça de Ram­sey, o ou­tro ar­ti­cu­la­dor das jo­ga­das de sua se­le­ção, Ba­le co­me­çou a par­ti­da mais pe­ri­go­so do que seu com­pa­nhei­ro de Re­al Ma­drid, com dois ar­re­ma­tes.

Su­mi­do no pri­mei­ro tem­po, bem mar­ca­do que era, CR7 per­deu uma chan­ce de ca­be­ça, na pe­que­na área. Se­ria a se­nha pa­ra o que vi­ria na eta­pa fi­nal, quan­do os por­tu­gue­ses mar­ca­ram seus gols e es­ti­ve­ram mais per­to do ter­cei­ro, con­tra ad­ver­sá­ri­os que fo­ram de­sa­ni­man­do.

As­sim, do­ze anos de­pois de Por­tu­gal che­gar a uma fi­nal – em 2004, per­deu pa­ra a Gré­cia, quan­do eram trei­na­dos por Luiz Fe­li­pe Sco­la­ri –, Cris­ti­a­no Ro­nal­do te­rá uma no­va chan­ce de se con­sa­grar com um tí­tu­lo eu­ro­peu, iné­di­to.

MATTHIAS HANGST/GETTY IMAGES

Cris­ti­a­no Ro­nal­do abriu o pla­car em Lyon

| CLIVE RO­SE/GETTY IMAGES

Co­mo de cos­tu­me, Cris­ti­a­no Ro­nal­do não eco­no­mi­zou nas po­ses na ho­ra de co­me­mo­rar

| MIKE HEWITT/GETTY IMAGES

Ga­lês Ba­le, com­pa­nhei­ro do CR7 no Re­al Ma­drid

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.