Po­lí­cia pren­de 7 por frau­de no fu­te­bol

Gru­po al­te­ra­va re­sul­ta­dos pa­ra be­ne­fi­ci­ar apos­ta­do­res asiá­ti­cos

Metro Brazil (ABC) - - Front Page -

A Po­lí­cia Ci­vil de São Pau­lo pren­deu se­te pes­so­as on­tem, em ope­ra­ção con­tra ma­ni­pu­la­ção de re­sul­ta­dos de jogos de fu­te­bol ba­ti­za­da de Ga­me Over. En­tre os de­ti­dos es­tá Car­los Lu­na, ex-go­lei­ro do Amé­ri­ca de São Jo­sé do Rio Pre­to, clu­be do in­te­ri­or pau­lis­ta. A in­for­ma­ção é da Rá­dio Ban­dei­ran­tes.

No to­tal são dez man­da­dos de pri­são tem­po­rá­ria e dois man­da­dos de bus­ca e apre­en­são em São Pau­lo, Bau­ru, São Jo­sé do Rio Pre­to, So­ro­ca­ba, Ce­a­rá e Rio de Ja­nei­ro.

A ope­ra­ção é con­du­zi­da pe­lo DHPP (De­par­ta­men­to Es­ta­du­al de Ho­mi­cí­di­os e Pro­te­ção à Pes­soa) de São Pau­lo, com apoio da Po­lí­cia Fe­de­ral por cau­sa do des­do­bra­men­to em ou­tros Es­ta­dos.

Se­gun­do as in­ves­ti­ga­ções da ope­ra­ção Ga­me Over, um es­que­ma com­bi­na­va re­sul­ta­dos de par­ti­das das sé­ri­es A-2 e A-3 do Pau­lis­ta – equi­va­len­tes à se­gun­da e ter­cei­ra di­vi­sões – e prin­ci­pais cam­pe­o­na­tos do Nor­te e Nor­des­te. Eles com­pra­vam trei­na­do­res e atle­tas pa­ra ma­ni­pu­lar os re­sul­ta­dos e fa­vo­re­cer um es­que­ma de apos­tas.

A po­lí­cia não in­for­mou qual se­ria o pa­pel do ex-go­lei­ro do Amé­ri­ca na qua­dri­lha. Se­gun­do os in­ves­ti­ga­do­res, exis­tem gra­va­ções de gram­pos te­lefô­ni­cos que apon­tam a par­ti­ci­pa­ção de Lu­na no es­que­ma.

A ope­ra­ção foi sus­ten­ta­da tam­bém em re­la­tó­ri­os si­gi­lo­sos de em­pre­sas es­pe­ci­a­li­za­das no seg­men­to. Os do­cu­men­tos, ob­ti­dos pe­lo “Glo­boEs­por­te.com”, em­ba­sa­ram as de­nún­ci­as con­tra os pre­sos. Os re­la­tó­ri­os mos­tram em de­ta­lhes a os­ci­la­ção de apos­tas an­tes e du­ran­te os jogos, com a mo­vi­men­ta­ção sus­pei­ta que apon­ta a frau­de. A in­ves­ti­ga­ção du­rou cin­co me­ses e apu­rou que o pla­car era ma­ni­pu­la­do pa­ra be­ne­fi­ci­ar apos­ta­do­res asiá­ti­cos, que fa­zi­am seus pal­pi­tes pe­la in­ter­net.

Tem mais A de­le­ga­da ti­tu­lar da Di­vi­são de Pro­te­ção à Pes­soa do DHPP, Kelly Cris­ti­na Sac­chet­to Ce­sar de An­dra­de, ex­pli­cou que ao lon­go dos tra­ba­lhos os po­li­ci­ais da Dra­de (Aná­li­se aos De­li­tos de In­to­le­rân­cia Es­por­ti­va) fi­ze­ram di­li­gên­ci­as e in­ter­cep­ta­ções te­lefô­ni­cas pa­ra apu­rar a qua­dri­lha que atu­a­va, prin­ci­pal­men­te, em São Pau­lo e no Rio de Ja­nei­ro, ali­a­da a ou­tro ban­do com mem­bros oriun­dos de paí­ses co­mo Ma­lá­sia, Chi­na e In­do­né­sia.

“Es­sa ou­tra qua­dri­lha, ain­da des­co­nhe­ci­da, mas com­pos­ta de in­te­gran­tes asiá­ti­cos, ali­ci­a­va tan­to jo­ga­do­res, co­mo técnicos, qu­an­to pre­si­den­tes de clu­bes das sé­ri­es A-2 e A-3 do Pau­lis­ta pa­ra que os re­sul­ta­dos dos jogos fos­sem ma­ni­pu­la­dos fa­vo­ra­vel­men­te a eles den­tro das bol­sas de apos­tas que exis­tem nu­ma par­te da Ásia. As in­ves­ti­ga­ções con­ti­nu­am e na­da im­pe­de que ela to­me uma abran­gên­cia e uma pro­por­ção mui­to mai­or.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.