Produção de veí­cu­los che­ga ao ‘fun­do do poço’

Fa­bri­ca­ção vai ao me­nor ní­vel des­de 2004, mas se­tor vê si­nais de es­ta­bi­li­za­ção

Metro Brazil (ABC) - - Front Page -

A produção de veí­cu­los re­cu­ou 21,2% no pri­mei­ro se­mes­tre de 2016 na com­pa­ra­ção anu­al, pa­ra 1.016.680 de uni­da­des. É o me­nor pa­ta­mar pa­ra o pe­río­do des­de 2004.

Em ju­nho, a que­da foi de 3% so­bre o mes­mo mês do ano pas­sa­do, pa­ra 182,6 mil veí­cu­los. Em re­la­ção a maio, po­rém, a produção cres­ceu 4,2%, se­gun­do a An­fa­vea, as­so­ci­a­ção das mon­ta­do­ras.

“Pa­re­ce que o mer­ca­do en­con­trou um pi­so, o que é po­si­ti­vo pois a ex­pec­ta­ti­va de iní­cio de recuperação mais pa­ra o fi­nal do ano e com mais for­ça a par­tir do iní­cio do ano que vem de­ve acon­te­cer”, dis­se An­to­nio Me­ga­le, pre­si­den­te da An­fa­vea.

As ven­das no mer­ca­do in­ter­no ti­ve­ram au­men­to de 2,6% so­bre maio, apoi­a­das por um pe­río­do mai­or de co­mer­ci­a­li­za­ção. So­bre ju­nho pas­sa­do, hou­ve re­tra­ção de 19,2%. Com is­so, as ven­das de veí­cu­los no­vos acu­mu­lam que­da 25,4% no se­mes­tre.

“Os números to­tais de ven­das de ju­nho po­de­ri­am até ter si­do me­lho­res não fos­se gre­ve em al­guns De­trans, o que pre­ju­di­cou os li­cen­ci­a­men­tos”, dis­se Me­ga­le.

Já o vo­lu­me de veí­cu­los ex­por­ta­dos em ju­nho caiu 9,6% so­bre mes­mo mês do ano pas­sa­do. Na pri­mei­ra me­ta­de do ano, as ven­das ex­ter­nas su­bi­ram 14,2% so­bre ja­nei­ro a ju­nho de 2015.

Os es­to­ques de veí­cu­los pa­ra­dos em pá­ti­os de mon­ta­do­ras e con­ces­si­o­ná­ri­as ter­mi­na­ram o mês pas­sa­do em 225,6 mil uni­da­des, o su­fi­ci­en­te pa­ra 39 di­as de ven­da. É me­nos do que o gi­ro de 41 di­as de maio, mas ain­da aci­ma do pa­ta­mar ide­al con­si­de­ra­do pe­lo se­tor.

De­mis­sões Só em ju­nho, as mon­ta­do­ras eli­mi­na­ram 244 va­gas de em­pre­go. Con­si­de­ran­do os úl­ti­mos 12 me­ses, são 9.163 mil va­gas a me­nos. Com is­so, a in­dús­tria con­ta ho­je com 127.742 fun­ci­o­ná­ri­os.

Ape­sar das de­mis­sões re­gis­tra­das des­de o ano pas­sa­do, Me­ga­le dis­se que as mon­ta­do­ras ain­da con­tam com ex­ce­den­te de mão de obra. Se­gun­do a An­fa­vea, 26 mil fun­ci­o­ná­ri­os do se­tor es­tão ou em “layoff”, com con­tra­tos de tra­ba­lho sus­pen­sos, ou em re­gi­me de pro­te­ção ao em­pre­go.

| DI­VUL­GA­ÇÃO/VOLKSWAGEN

Mon­ta­do­ras cor­ta­ram 9 mil pos­tos em 12 me­ses

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.