Inqué­ri­to: ‘Gu­er­ra do Ira­que foi um er­ro’

Con­cluí­do após se­te anos, do­cu­men­to tem cer­ca de três ve­zes o ta­ma­nho da ‘Bí­blia’ e in­clui de­ta­lhes de con­ver­sas en­tre Tony Blair e Ge­or­ge W. Bush

Metro Brazil (ABC) - - Mundo -

Após ser sa­cu­di­do pe­lo “Bre­xit”, o Rei­no Uni­do vol­tou a es­tre­me­cer on­tem com a pu­bli­ca­ção de um re­la­tó­rio ofi­ci­al so­bre a par­ti­ci­pa­ção do país na gu­er­ra do Ira­que, en­tre 2003 e 2011. O es­tu­do, que de­mo­rou se­te anos pa­ra ser con­cluí­do, fez uma sé­rie de acu­sa­ções con­tra o ex-pri­mei­ro-mi­nis­tro bri­tâ­ni­co Tony Blair (Par­ti­do Tra­ba­lhis­ta), de equí­vo­cos e omis­sões no con­fli­to, que pro­vo­cou a mor­te de 179 sol­da­dos do país.

“Em mar­ço de 2003 não ha­via ne­nhu­ma ame­a­ça imi­nen­te de Sad­dam Hus­sein [con­tra o Oci­den­te]”, afir­mou o re­la­tó­rio, as­si­na­do pe­lo di­plo­ma­ta John Chi­cot. “A ação mi­li­tar con­tra Sad­dam Hus­sein não era a última op­ção” e “os Es­ta­dos Uni­dos e o Rei­no Uni­do mi­na­ram a au­to­ri­da­de das Na­ções Uni­das”, acu­sou o texto, dan­do a en­ten­der que am­bos os paí­ses não es­go­ta­ram as pos­si­bi­li­da­des de re­so­lu­ções pa­cí­fi­cas an­tes de de­cla­ra­rem gu­er­ra ao di­ta­dor, pos­te­ri­or­men­te cap­tu­ra e en­for­ca­do.

De acor­do com o es­tu­do, Lon­dres e Washing­ton não ti­nham pro­vas re­ais de que o go­ver­no de Sad­dam Hus­sein pro­du­zia ar­mas de des­trui­ção em mas­sa no Ira­que, jus­ti­fi­ca­ti­va usa­da pa­ra in­va­dir o país. “A gu­er­ra foi ba­se­a­da em da­dos im­per­fei­tos da in­te­li­gên­cia e le­va­da adiante de ma­nei­ra to­tal­men­te ina­de­qua­da”, diz o texto, que já foi en­tre­gue ao atu­al pre­miê bri­tâ­ni­co, Da­vid Ca­me­ron. A pu­bli­ca­ção do do­cu­men­to ge­rou vá­ri­as re­per­cus­sões no Rei­no Uni­do.

Em re­pos­ta ao re­la­tó­rio, Blair dis­se que de­ci­diu en­trar na gu­er­ra com “boa fé”, por acre­di­tar que era “o me­lhor a ser fei­to pe­lo in­te­res­se do país”. Em 2001, após os aten­ta­dos con­tra as Torres Gê­me­as, co­me­ti­do pe­la Al-Qa­e­da em No­va York, Blair pro­me­teu ao go­ver­no nor­te-ame­ri­ca­no, li­de­ra­do pe­lo en­tão pre­si­den­te Ge­or­ge W. Bush, apoio to­tal na lu­ta con­tra o ter­ro­ris­mo. Ele afir­mou que as­su­mi­rá ple­na res­pon­sa­bi­li­da­de pe­los er­ros co­me­ti­dos, “sem ex­ce­ção ou des­cul­pas”.

| NEIL HALL/REUTERS

Blair: ex-pre­miê tra­ba­lhis­ta diz que ad­mi­te res­pon­sa­bi­li­da­de

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.